
O Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem) realizou nesta semana uma operação de fiscalização em três municípios do Vale do Juruá: Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. As ações tiveram como foco verificar a regularidade de produtos que precisam do selo do Inmetro e a precisão no peso de itens da cesta básica.
O que foi fiscalizado:
-
Produtos com selo obrigatório: Brinquedos, peças para motocicletas, nebulizadores e materiais elétricos;
-
Produtos pré-medidos: Itens como arroz, feijão e café, que são embalados previamente, tiveram seu peso verificado.
De acordo com a presidente do Ipem, Hérica Granzotto, a fiscalização de produtos pré-medidos é essencial para garantir que o consumidor não seja prejudicado. “Essa fiscalização evita que o cidadão pague por mais do que realmente recebe”, explicou.
Poucas irregularidades
A gestora relatou que a operação foi bem-sucedida e que foram encontradas poucas avarias, como a ausência do selo do Inmetro em alguns produtos. Nos casos irregulares, os fornecedores foram notificados e orientados a se adequarem às normas.
“Nossos agentes notificam os fornecedores e orientam para que se adequem às normas, para garantir mais segurança e confiança nas relações de consumo”, afirmou Hérica.
Canais de atendimento
O Ipem é o órgão responsável por assegurar que produtos e serviços atendam aos padrões de qualidade e segurança no estado. Consumidores que tiverem dúvidas ou queiram fazer denúncias podem entrar em contato pelo telefone 0800 285 1818 ou pelo e-mail [email protected].







