O presidente Luiz inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite dessa terça-feira (15/10) para discutir o sucessor da cadeira de Barroso na Suprema Corte.
Segundo apuração da CNN, estavam presentes os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Alexandre de Moraes. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também estava na reunião.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Lula falou sobre Carla Zambelli (PL/SP)Reprodução: YouTube/CanalGov Lula em entrevista à jornalistas na ONU antes de embarcar de volta para BrasíliaReprodução: YouTube/CanalGov Lula apresenta novo slogan do governo em reunião com ministrosReprodução: Agência Brasil Lula apresenta novo slogan do governo em reunião com ministrosReprodução: Agência Brasil Lula apresenta novo slogan do governo em reunião com ministrosReprodução: Agência Brasil
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
“Acabou o tempo dele”: Moraes cita ameaças de Bolsonaro contra STF
Política
“Dizer que as anotações eram uma espécie de querido diário não é razoável”, diz Moraes
Política
“Eles não voltarão”, diz Lula em primeiro discurso após operação da PF contra Bolsonaro
Política
“Esse país vai ter pela primeira vez um presidente sendo eleito 4 vezes”, diz Lula
O presidente não tem prazo para definir quem vai ocupar o cargo de Barroso. Há diversos nomes sendo ventilados, sendo o de Jorge Messias, o advogado-geral da União, o favorito.
Apesar disso, existe uma pressão, inclusive de Barroso, para que Lula indique uma mulher. Atualmente apenas uma mulher está entre os ministros do STF, Cármen Lúcia.
Ministro, não amigo
Nesta semana, Lula falou em uma coletiva de imprensa que procura um ministro e não um amigo para ocupar o cargo. “Não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco. Eu quero uma pessoa que seja antes de tudo uma pessoa gabaritada para ser ministro. Eu não quero um amigo. Eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira”, disse Lula.