9 de julho de 2026

Ministério da Saúde emite notificação urgente de casos de intoxicação por metanol

Ministério da Saúde emite notificação urgente de casos de intoxicação por metanol
Ministério da Saúde emite notificação urgente de casos de intoxicação por metanol

Na última terça-feira (30/9), em coletiva de imprensa em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, determinou que profissionais de saúde em todo o Brasil notifiquem ao Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) qualquer suspeita de intoxicação por metanol. A medida foi adotada após casos de vítimas que ingeriram bebidas adulteradas em São Paulo virem à tona nas últimas semanas.

O órgão busca reforçar a vigilância e a resposta a casos suspeitos, principalmente em São Paulo, que registra seis casos confirmados e 10 em investigação, incluindo três mortes.

- Publicidade -

Veja as fotosAbrir em tela cheia Ministério da Saúde estabelece notificação urgente de casos de intoxicação por metanolFoto: João Risi/MS

São Paulo registra mortes e casos graves por ingestão de bebidas adulteradas com metanolFoto: Reprodução Intoxicação por metanol ascende alerta em São Paulo; mortes subiram para trêsDivulgação: Fiocruz Imagens

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
Metanol: saiba o que fazer e como identificar bebidas adulteradas

Saúde
Após intoxicação por metanol em bebidas, associações e secretaria emitem alertas em SP

Saúde
Casos de intoxicação por metanol podem ser maiores que os registrados, aponta governo

Notícias
Bar em bairro nobre de SP é interditado após suspeita de bebida com metanol

O ministro enfatizou a decisão em uma reunião com jornalistas: “Essa determinação é para que possamos identificar mais rapidamente não só o que está acontecendo no estado de São Paulo, mas também possíveis intoxicações em outros estados do país, a partir de comportamentos clínicos e epidemiológicos anormais.”

Além disso, Alexandre destacou os casos registrados em São Paulo, que acendem um alerta sobre a venda e o consumo de bebidas adulteradas. “Nós estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país. A entrada da Polícia Federal no plano se deve à suspeita de envolvimento de uma organização criminosa relacionada à adulteração de bebidas”, completou.

A secretária de vigilância em saúde e ambiente, Mariângela Simão, também se manifestou: “Para que o sistema funcione, alguém precisa notificar. É importante que os profissionais de saúde estejam em alerta e possam identificar precocemente os casos. Além disso, pessoas que tenham consumido álcool de procedência desconhecida e apresentem qualquer sintoma relacionado à intoxicação por metanol devem procurar imediatamente uma unidade de saúde”

MS publicará nota técnica com orientações sobre sinais
O Ministério da Saúde vai publicar uma nota técnica com orientações sobre sinais, sintomas e outras informações para facilitar a identificação de casos de intoxicação, além de instruções aos profissionais de saúde sobre a administração de antídotos para o metanol. A notificação pelo CIEVS será a base para as ações de resposta a casos suspeitos.

O Brasil conta com 32 Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) que oferecem apoio para diagnóstico, manejo de intoxicações, toxicovigilância e gestão de risco químico. Em São Paulo, há 9 centros disponíveis.

Ainda durante a coletiva, o ministro solicitou que gestores de saúde municipais e estaduais reforcem junto aos profissionais o protocolo de notificação de casos suspeitos de intoxicação, disponível no Guia de Vigilância em Saúde.

A Polícia Federal lidera a investigação dos casos em São Paulo, com apoio de outros órgãos de controle e vigilância, que já associam as ocorrências ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

Para bares, empresas e outros comércios, é recomendado que redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos comercializados. Para os consumidores, a diretriz é evitar a compra de bebidas sem rótulo, lacre de segurança ou selo fiscal, até a conclusão das investigações.

Metanol
Entre agosto e setembro deste ano, São Paulo notificou 17 casos de intoxicação por metanol, sendo: 6 confirmados, 10 em investigação e 1 descartado. Normalmente, o Brasil registra 20 casos por ano. O metanol é altamente tóxico e pode levar à morte.

Sintomas de intoxicação
Os principais sinais e sintomas da intoxicação por metanol são: dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea, que podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância. Se a pessoa apresentar sintomas, deve procurar imediatamente o serviço de emergência mais próximo para diagnóstico e tratamento adequados.

O profissional de saúde deve ligar para o CIATox da sua região para que o serviço de saúde faça a notificação e a investigação do caso.