16 de junho de 2026

Ministro demitido terá resistência no PT para cumprir missão de Lula

Ministro demitido terá resistência no PT para cumprir missão de Lula
Ministro demitido terá resistência no PT para cumprir missão de Lula

Recém-demitido da Secretaria-Geral da Presidência, o agora ex-ministro Márcio Macêdo enfrenta resistência dentro do próprio PT para cumprir a “missão” dada a ele por Lula para 2026.

Ao deixar o cargo na segunda-feira (20/10), Macêdo anunciou que Lula pediu que ele se concentrasse em construir sua candidatura ao Congresso Nacional por Sergipe, reduto eleitoral dele.

- Publicidade -

4 imagensMárcio MacêdoLula e Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da PresidênciaBoulos está cotado para substituir o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio MacêdoFechar modal.1 de 4

Senador Rogério Carvalho (PT)

Roque de Sá/Agência Senado2 de 4

Márcio Macêdo

Vinicius Schmidt/Metrópoles3 de 4

Lula e Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência

Agência Brasil4 de 4

Boulos está cotado para substituir o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo

Graccho/ASCOM/SGPR

O cenário para o ex-ministro, contudo, é difícil. Em Sergipe, o PT é comandado pelo senador Rogério Carvalho, com que Macêdo tem uma relação difícil — os dois disputam poder internamente.

O senador pretende tentar reeleição no próximo ano, o que dificulta uma candidatura do ex-ministro ao Senado. Sobraria a ele, então, tentar uma vaga de deputado federal na Câmara.

Leia também

Mesmo para deputado o cenário não é fácil. Segundo petistas, com o número reduzido de vagas para a Câmara em Sergipe, a concorrência será grande — o estado tem apenas oito cadeiras.

Aliados de Macêdo dizem, contudo, que ele terá o apoio do próprio Lula e da filha mais velha do presidente, Lurian Cordeiro, que transferiu seu domícílio eleitoral para Sergipe.