
Uma mulher morreu e pelo menos outras cinco pessoas ficaram feridas após o desabamento parcial do restaurante Jamile, localizado na Rua 13 de Maio, 647, no tradicional bairro do Bixiga, região central de São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 12h desta quarta-feira (8).
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a vítima fatal sofreu uma parada cardiorrespiratória após ficar presa sob os escombros. As demais vítimas foram retiradas do local pelos bombeiros com ferimentos como dores nas costas e escoriações. Todas eram funcionários do estabelecimento, que ainda não havia aberto para o almoço.

Esclarecimentos sobre a Causa e a Atuação do Chef
Testemunhas relataram que o desabamento aconteceu no mezanino, em uma área de uso exclusivo dos funcionários. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros considerou a hipótese de uma explosão de gás, mas posteriormente a descartou. As causas exatas do desabamento ainda serão apuradas.
O restaurante Jamile tem seu cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça, conhecido por seu papel como jurado no programa “Masterchef”. Por meio de uma nota, Fogaça lamentou profundamente o acidente e manifestou solidariedade às vítimas e seus familiares.

O chef também fez um importante esclarecimento: ele não é o proprietário do restaurante. Em sua nota, afirmou que sua atuação “se restringe à criação e assinatura do cardápio da casa, sem envolvimento na gestão administrativa ou operacional do estabelecimento”. Fogaça, que está fora do país, disse manter contato com os responsáveis pelo Jamile e acompanha a situação.
Grande Esforço de Resgate
O resgate mobilizou um grande aparato, com dez viáturas do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço Médico de Atendimento de Urgência), Polícia Militar, Defesa Civil e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Quatro das vítimas feridas foram transportadas para unidades de saúde da região, enquanto uma outra recebeu atendimento no local pelo Samu. As operações no local continuavam para verificar a estabilidade da estrutura.






