A próxima edição do Mundial de Clubes da Fifa pode sofrer alterações significativas em seu regulamento. De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico The Times, a entidade avalia mudar o limite de participantes por país, passando para até três equipes a partir de 2029.
Impacto direto no Brasil
A possível alteração abre margem para que mais clubes brasileiros disputem o torneio. Atualmente, apenas duas vagas por país estão previstas. A ampliação para três teria como objetivo garantir que equipes de peso do futebol mundial não fiquem de fora da competição, como ocorreu na edição de 2025.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução/
fifaclubworldcup Reprodução Reprodução/FIFACWC Reprodução/@fifaworldcup_pt
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Amistoso de verão”: presidente da LaLiga critica Mundial e pede fim da competição
Esportes
“América do Flu”: presidente da Conmebol declara apoio ao Fluminense no Mundial
Esportes
“Até logo”: Igor Jesus confirma saída do Botafogo para clube inglês após o Mundial
Esportes
“Estava chateado com ele”: Goleiro do Barcelona revela atritos com Messi
O caso de Liverpool e Barcelona
Segundo o The Times, a ausência de gigantes como Liverpool e Barcelona ocorreu por conta dos critérios de qualificação. A Fifa considera tanto o coeficiente da Uefa quanto os últimos quatro vencedores da Champions League. “A ideia da Fifa é que gigantes como Liverpool e Barcelona não fiquem de fora do torneio como aconteceu em 2025”, informou o jornal.
Com base nessas regras, o Liverpool, mesmo sendo campeão da Premier League, ficou de fora, assim como o Barcelona, vencedor da LALIGA, e o Napoli, campeão da Serie A.
Quem esteve presente em 2025
Os representantes ingleses na competição foram Chelsea e Manchester City, classificados por suas conquistas recentes na Champions League, em 2021 e 2023, respectivamente. “O Liverpool, por outro lado, contava com melhor coeficiente em relação aos rivais locais”, acrescentou a publicação.
Além dos ingleses, outros nove clubes garantiram vaga pelo ranking europeu: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto, Benfica, Borussia Dortmund, Juventus, Atlético de Madrid e Red Bull Salzburg.
Possíveis novos formatos
De acordo com o The Times, a Fifa também avalia expandir o número de participantes do Mundial para 48 clubes a partir de 2029. Outra proposta em debate é que o torneio seja disputado a cada dois anos, em vez do formato atual.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!






