Apesar de trazer uma boa gama de resultados positivos para o governo Lula, a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8/10) ainda revela alguns pontos de atenção para o petista e seus aliados.
A avaliação do governo melhorou nas regiões Nordeste, Sudeste e até no Sul, onde a desaprovação caiu de 60% para 56%. Entretanto, os números pioraram entre o eleitorado do Norte/Centro-Oeste.



Genial/Quaest
Genial/Quaest
Genial/Quaest
Genial/Quaest
Genial/Quaest
Genial/Quaest
No levantamento, as duas regiões são avaliadas em conjunto. Nelas, a rejeição ao governo foi de 52% para 55%, enquanto a aprovação oscilou de 45% para 44%, com 1% não sabendo ou preferindo não responder.
Apesar das tentativas de aproximação, que incluem até mesmo a atuação da primeira-dama Janja, cresceu também a rejeição entre os evangélicos: de 61% para 63%, com 34% dizendo aprovar a gestão Lula.
Leia também
-
Caiado ganhará apoio de partido do Centrão em meio a embate com Ciro
-
Ato no DF mostra que Michelle, e não anistia, é opção para Bolsonaro
-
O temor do governo com a relatoria de Renan Calheiros no projeto do IR
-
O que levou Trump a buscar Lula, na visão do governo e da oposição
Para efeito de comparação, a pesquisa também mostra que, entre os eleitores católicos — ainda o maior grupo religioso do Brasil —, o governo Lula é aprovado por 54% e reprovado por 44%.
Como mostrou a coluna, Janja vem tentando ajudar na aproximação com os evangélicos. Em agosto, ela participou de encontros com mulheres evangélicas em igrejas do Rio de Janeiro e da Bahia.
O que diz a pesquisa
No balanço geral, a pesquisa Genial Quaest divulgada nesta quarta-feira indica uma estabilidade em relação ao levantamento de setembro, quando 46% aprovavam e 51% desaprovavam o governo.
Desde maio deste ano, o governo Lula vinha apresentando uma recuperação gradual da popularidade: a aprovação era de 40% naquele mês, passou a 43% em julho e alcançou 46% em agosto.
Já a desaprovação da gestão petista seguia uma tendência de queda, passando de 57% em maio para 53% em julho e 51% em agosto e setembro. Na pesquisa de outubro, foi para 49%.
O apoio ao governo Lula continua mais forte no Nordeste, onde o petista sempre foi bem votado. Na região, 62% dos entrevistados aprovam a gestão, contra 36% que desaprovam, segundo a pesquisa de outubro.
No Sudeste, o cenário ainda é desfavorável ao presidente, mas houve uma leve melhora: 52% desaprovam e 44% aprovam, ante 55% e 41%, respectivamente, em setembro.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada de 2 a 5 de outubro. Ao todo, foram feitas 2.004 entrevistas por questionário “face a face” em coleta domiciliar. A margem de erro é de dois pontos percentuais.











