10 de julho de 2026

Procurador da Itália dá parecer contra pedido de liberdade de Carla Zambelli

Procurador da Itália dá parecer contra pedido de liberdade de Carla Zambelli
Procurador da Itália dá parecer contra pedido de liberdade de Carla Zambelli

O procurador da Justiça italiana deu parecer contrário ao pedido de liberdade da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está presa há mais de dois meses em Roma. O caso foi analisado nesta terça-feira (7/10) pela Corte de Cassação, terceira e última instância do Judiciário italiano. A decisão dos juízes deve ser divulgada entre hoje e amanhã.

O recurso da defesa de Zambelli tenta reverter a decisão da Corte de Apelação de Roma, que, em agosto, negou o pedido de liberdade provisória e prisão domiciliar. Na ocasião, os magistrados apontaram “fortes indícios de risco de fuga” por parte da parlamentar. Segundo o UOL, o advogado italiano Giuseppe Bellomo, responsável pela defesa, afirmou estar otimista, apesar da manifestação contrária do Ministério Público.

- Publicidade -

Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução/ Carla Zambelli – Internet Reprodução Carla ZambelliReprodução: Globo Carla ZambelliReprodução / Instagram Carla ZambelliFoto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputadfos

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“Eram duas opções: ir para a cadeia ou deixar o país”, afirma suplente de Zambelli

Política
“Ilegal, inconstitucional e autoritária”, diz Zambelli sobre decisão de Moraes

Política
Após condenação no STF, Carla Zambelli deixa o país e advogado abandona defesa

Zambelli foi detida em 29 de julho e cumpre pena em regime fechado na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma. A prisão ocorreu após a deputada fugir para a Itália, logo depois de ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão pelo caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O governo brasileiro enviou o pedido formal de extradição em junho, por determinação do ministro Alexandre de Moraes. O documento também inclui uma segunda condenação, de cinco anos e três meses, pelos crimes de porte ilegal e constrangimento com uso de arma de fogo. O substituto do procurador-geral da República, Erminio Amelio, esteve na prisão de Rebibbia na última sexta-feira (4/10) para colher um novo depoimento da parlamentar.

Mesmo que a Justiça italiana autorize a extradição, a decisão final caberá ao ministro da Justiça, Carlo Nordio. Ele pode confirmar, anular ou simplesmente não se pronunciar sobre o caso. Se não houver resposta em até dez dias após o encerramento do processo judicial, Zambelli deverá ser libertada, conforme prevê a legislação italiana.

A Corte italiana também reiterou, em setembro, que Zambelli representa risco de fuga. Os juízes destacaram que ela entrou na Itália um dia após a condenação no Brasil e chegou a declarar que não confia na Justiça brasileira. O tribunal ainda citou que a deputada foi encontrada escondida em Roma e que chegou a afirmar à imprensa local que mudaria de endereço para não ser localizada.