Wendell Barbosa com a medalha de ouro: ele é o primeiro acreano a conquistar título mundial de jiu-jítsu na Tailândia — Foto: Arquivo Pessoal
O acreano Wendell Barbosa entrou para a história do esporte do estado ao se tornar o primeiro atleta a conquistar um título mundial de jiu-jítsu na Tailândia. Neste sábado (1), ele subiu ao lugar mais alto do pódio no campeonato mundial da modalidade após uma campanha impecável na categoria Master 1 (atletas acima de 30 anos) +94 kg.
Para garantir o título de campeão mundial, Barbosa teve uma atuação dominante, vencendo suas quatro lutas no torneio. A campanha de ouro foi construída com duas vitórias por finalização e outras duas por pontos, demonstrando um jiu-jítsu completo e versátil.
No caminho até a final, o acreano superou adversários de alto nível, representando a França e o Canadá. A grande decisão colocou Wendell frente a frente com o mongol Tumur Nemekkbayar. Em uma disputa estratégica, o brasileiro controlou o combate e saiu vitorioso por 4 a 0, garantindo a medalha de ouro para o Acre.
Wendell Barbosa é um paratleta consagrado, mas decidiu testar seus limites no jiu-jítsu convencional, para atletas sem lesão, e mostrou que seu talento não conhece barreiras.
Estou muito feliz porque me preparei muito pra esse momento! Estou feliz em fazer história mais uma vez, agora no convencional – comemorou o campeão, em entrevista após a conquista.
Acreano Wendell Barbosa é campeão mundial de jiu-jítsu, na Tailândia — Foto: Arquivo Pessoal
Próximo desafio: o tricampeonato mundial em Abu Dhabi
A vitória na Tailândia é apenas um capítulo da temporada intensa do atleta. Da Tailândia, Wendell Barbosa seguirá viagem para Abu Dhabi, onde no dia 13 de junho competirá no Campeonato Mundial Profissional de Parajiu-jítsu.
Me preparar essa semana para ir forte para Abu Dhabi lutar pelo tricampeonato mundial afirmou, com os olhos no próximo objetivo.
O acreano defende uma longa invencibilidade no parajiu-jítsu, onde ocupa a posição de número 1 no ranking mundial. No convencional, ele também mantém um impressionante retrospecto, estando há um ano sem conhecer a derrota. A nova conquista em Bangkok consolida Wendell Barbosa não apenas como um grande nome do esporte acreano, mas como uma lenda em construção no cenário global do jiu-jítsu.