Na manhã desta segunda-feira (10), a Polícia Penal do Estado do Acre flagrou uma advogada tentando entrar com drogas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A ação foi registrada por agentes de plantão que desconfiaram da atitude da mulher durante o procedimento de entrada na unidade.
De acordo com o relatório do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a advogada apresentou comportamento suspeito ao se preparar para passar pelo body scanner. Antes de ser submetida ao equipamento, ela retornou e deixou a bolsa que carregava em um guarda-volumes reservado aos advogados, voltando em seguida para a revista.
Após o atendimento ao cliente, a advogada retornou ao local, retirou a bolsa e foi abordada pelos agentes, que perceberam um invólucro dentro da bolsa entreaberta. Questionada, ela confirmou que estava com drogas. A mulher foi conduzida a uma sala reservada, onde, acompanhada por duas policiais penais, retirou dez pacotes de substância semelhante à maconha, que estavam dentro da bolsa e no sutiã.
A Direção Operacional do Iapen comunicou imediatamente o caso à presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/AC, que acompanhou a condução da ocorrência. A advogada foi encaminhada à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deve responder pelo ocorrido.
Em nota, o Iapen ressaltou o respeito à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e reconheceu o papel essencial dos profissionais da advocacia no sistema penitenciário acreano, destacando que o fato será apurado dentro da legalidade.







