7 dezembro 2025

África do Sul prepara candidatura para sediar Olimpíadas de 2036 ou 2040

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A África do Sul anunciou, nesta quinta-feira (13/11), que pretende lançar uma candidatura para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036 ou 2040. Caso a proposta avance e seja aprovada, será a primeira vez que o continente africano receberá o maior evento esportivo do mundo.

O governo sul-africano informou que Cidade do Cabo surge como a principal candidata para representar o país na disputa. A cidade já havia concorrido para ser sede da edição de 2004, realizada posteriormente em Atenas, e terminou em terceiro lugar no processo de seleção, atrás de Roma.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Arcos das olimpíadas representam os continentes

Crédito: Reprodução/Internet Imagem dos Jogos Olímpicos ilustra os continentes

Crédito: Reprodução/Internet Reprodução/Instagram: @la28games

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
A 200 dias do Mundial, COB Expo terá palestra sobre a marcha atlética

Olimpíadas 2024
Acusada de abandono materno por competir, atleta desabafa sobre ex: “Tenta boicotar”

Olimpíadas 2024
Além das medalhas, saiba o que os atletas ganham no pódio dos Jogos de Paris

Esportes
Além do campo: Copa do Mundo de 2030 tem tudo pra ser a mais política da história

Durban também chegou a conquistar o direito de sediar os Jogos da Commonwealth de 2022, mas desistiu em 2017 por limitações financeiras. Já Cidade do Cabo, que mantém forte fluxo turístico internacional, é vista como uma opção mais consolidada dentro do país.

Outros países também se movimentam para a edição de 2036. Ahmedabad, na Índia; Doha, no Catar; Istambul, na Turquia; e Santiago, no Chile, já confirmaram interesse em apresentar suas próprias candidaturas ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

A ministra da Presidência da África do Sul, Khumbudzo Ntshavheni, afirmou que o governo já abriu diálogo com o COI para tratar da viabilidade de receber os Jogos e que a conversa seguirá avançando. Segundo ela, as discussões envolvem a comissão liderada pela zimbabuana Kirsty Coventry.

A África do Sul possui experiência recente na organização de grandes eventos esportivos. O país sediou a Copa do Mundo de Rugby de 1995, a Copa do Mundo de Críquete de 2003 e a Copa do Mundo de Futebol de 2010.

Com isso, além da Inglaterra, a África do Sul é o único país a receber as três competições. O calendário internacional também inclui a disputa do Mundial de Críquete de 2027, que será realizada em parceria com Namíbia e Zimbábue.

Há ainda movimentos para que o país receba um Grande Prêmio de Fórmula 1 a partir de 2027, o que marcaria a estreia da categoria no continente africano.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

- Publicidade -

Veja Mais