7 dezembro 2025

Auditoria interna aponta possível desvio de materiais esportivos no Corinthians

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma auditoria interna realizada pelo Corinthians revelou um conjunto de falhas consideradas graves no controle e na distribuição dos materiais esportivos fornecidos pela Nike. O relatório, já entregue ao presidente da diretoria, Osmar Stábile, e ao presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, detalha anormalidades que envolvem desde retirada excessiva de itens até problemas estruturais nos locais de armazenamento.

Segundo o documento, a apuração constatou um volume atípico de solicitações de materiais, peças danificadas e falta de condições adequadas de higiene nos depósitos. O período analisado engloba parte das gestões de Augusto Melo e Osmar Stábile, atual presidente.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Auditoria interna aponta falhas graves no controle de materiais esportivos no CorinthiansFoto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians Auditoria interna aponta falhas graves no controle de materiais esportivos no CorinthiansFoto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians Osmar Stabile – CorinthiansReprodução/YouTube: Corinthians Reprodução/Instagram: @corinthians

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Corinthians oficializa renovação com a Nike e mantém fornecedora até 2035

Esportes
Nike faz proposta bilionária para renovar com o Corinthians até 2036

Esportes
Após investigação, Polícia descarta lavagem de dinheiro no Corinthians

O caso ultrapassou as fronteiras administrativas do clube e também é acompanhado pela Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), vinculada ao DHPP da Polícia Civil de São Paulo.

Dentro do relatório, o vice-presidente Armando Mendonça aparece como peça central. Responsável pelo setor desde maio, o dirigente é apontado como autor de grande parte dos pedidos de retirada de itens. A auditoria ainda registra um episódio de tensão entre Mendonça e Marcelo Munhoes, responsável pela condução da investigação. De acordo com o documento, o dirigente elevou o tom durante o contato, utilizando expressões consideradas agressivas e interpretadas como ameaças ao auditor.

Armando Mendonça rejeita as conclusões da auditoria. Seu posicionamento, enviado ao portal LeoDias, foi reproduzido na íntegra.

O LeoDias Esporte apurou que Romeu Tuma Júnior pretende encaminhar o caso para a Comissão de Justiça, com acompanhamento da Comissão de Ética, liderada por Leonardo Pantaleão. A formalização desse movimento deve ocorrer ainda nesta segunda-feira (17/11). A diretoria de futebol, sob comando de Osmar Stábile, também deve se manifestar publicamente no mesmo dia.

A Comissão de Justiça não é responsável por instaurar processos contra dirigentes, mas atua na análise dos fatos e identifica possíveis violações ao Estatuto do clube. O caso promete repercussão interna e pode desdobrar-se em novas medidas administrativas nas próximas semanas.

Armando Mendonça
“É falsa a informação de que sou o responsável pelas diretrizes de distribuição dos materiais da Nike no Corinthians e administração dos almoxarifados.

Por conta do caos encontrado em junho deste ano, quando a gestão Augusto Melo não fazia o necessário controle e, em janeiro de 2025, já havia estourado em muito a cota anual, resolvi pessoalmente ajudar no sistema de cadeia de aprovações de retirada de material, justamente para dar maior transparência e controle à destinação do patrimônio do clube e evitar prejuízos e malfeitos.

Desde então, solicito constantemente melhorias no sistema para o fluxo de controle de retirada de materiais Nike.

É preciso salientar que não é nem nunca foi de minha responsabilidade a definição de política de distribuição interna por departamento, o que normalmente é feito a cada ano.

Minha função é a de analisar os pedidos extras e autorizá-los de acordo com as necessidades, juntamente com o departamento administrativo.

Lamento profundamente informações desconectadas da verdade e desamparada de qualquer material probatório.

No mais, sempre prestigiarei melhorias, maior controle e apuração correta de irregularidades.

Internamente, tenho discordâncias em relação a processos do clube, o que é normal dentro de uma gestão. Nunca houve falta de respeito da minha parte, essa foi uma das razões para que eu entrasse com uma notificação extrajudicial”.

O Corinthians foi procurado pela reportagem, mas não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto, e o texto será atualizada caso o clube envie uma resposta.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui

- Publicidade -

Veja Mais