7 dezembro 2025

Câmara aprova licença paternidade de 20 dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (4/11) um projeto que amplia a licença paternidade de cinco para 20 dias. A proposta agora segue para o Senado.

De acordo com o texto, o aumento será escalonado. No primeiro ano de aprovação da lei, a licença passará a ser de 10 dias, chegando a 20 no terceiro ano.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Plenário Câmara dos DeputadosReprodução: Câmara dos Deputados Plenário Câmara dos DeputadosReprodução: Câmara dos Deputados Plenário da Câmara dos DeputadosReprodução: Câmara dos Deputados Plenário Câmara dos Deputados – Internet Reprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“PL da Anistia” pode ser votado antes do recesso, diz líder do projeto na Câmara

Política
“Alcolumbre deixou claro que o Senado não vai se curvar à chantagem”, afirma Randolfe

Política
“Bolsonaro me ligou e disse que enviaria um técnico”, diz Paulo Sérgio sobre hacker

Política
“Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível que tem agora”, diz Lula a Motta

Segundo o projeto, a nova legislação entraria em vigor em 1º janeiro de 2027, mas o texto ainda passará por nova análise do Senado Federal. Se aprovado pelos senadores, ainda precisa receber sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Cálculos do relator apontam para um impacto financeiro da ampliação estimado em R$ 5 bilhões ao ano. Inicialmente, o texto propunha 30 dias, mas não houve acordo entre governo e oposição.

Outro ponto do texto ainda proíbe que o funcionário seja dispensado sem justa causa no período de até um mês depois do fim da licença-paternidade. Durante esse período que estiver licenciado, o beneficiário tem direito ao salário integral, sujeitos ao teto previsto pela Previdência Social.

- Publicidade -

Veja Mais