Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos na tarde desta segunda-feira (17/11), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE-SP) da prefeitura. O órgão alerta para chuva de moderada a forte intensidade com potencial para queda de árvores, rajadas de vento e alagamentos por toda a cidade.
De acordo com o CGE-SP, a chegada de uma frente fria ao litoral paulista mudou o tempo e trouxe chuvas para a capital, que atuam de forma isolada. Imagens do radar meteorológico da prefeitura já registram chuva forte e moderada na zona sul, principalmente nas subprefeituras de Parelheiros, Capela do Socorro e M’ Boi Mirim.
As zonas norte, leste, oeste, sul, sudeste e central da cidade estão em estado de atenção para alagamentos desde às 12h35. As regiões da Marginal Tietê e da Marginal Pinheiros também compõem o aviso.



Arquivo Pessoal/Rodrigo Tammaro
Arquivo Pessoal/Rodrigo Tammaro
Arquivo Pessoal/Guilherme Bianchi
Nas próximas horas, entre o decorrer da tarde e o início da noite, as instabilidades seguem variando entre moderada a forte com raios e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.
O CGE recomenda que populares evitem transitar em ruas alagadas ou que enfrentem correntezas. A orientação é para que, em caso de chuva, as pessoas se mantenham em lugar seguro, afastadas da rede elétrica ou de árvores.
Em caso de incidentes, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também está disponível para falar sobre ocorrências de trânsito.








