25 dezembro 2025

Crianças deixadas sozinhas fogem de casa em chamas e mãe desaparece após incêndio em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Casa ficou completamente destruída durante incêndio em Rio Branco — Foto: Reprodução / g1

Dois irmãos, de 6 e 7 anos, conseguiram sair sozinhos da casa onde moravam após um incêndio atingir o imóvel na tarde desta quarta-feira (26), no bairro Preventório, em Rio Branco. As crianças estavam sozinhas quando o fogo começou, e moradores da região chamaram o Conselho Tutelar.

A residência ficava em uma área de difícil acesso, próxima a um matagal. Vizinhos retiraram as crianças do local e as levaram para a casa de uma moradora. Ao chegar, uma equipe do 4º Conselho Tutelar constatou que os pequenos viviam em situação de abandono e negligência. Segundo o órgão, a mãe é usuária de drogas e costuma deixá-los sozinhos com frequência.

O conselheiro Igor Ramon esteve na casa destruída pelas chamas e relatou que a mãe chegou depois do incêndio, aparentando embriaguez. Ela informou que os filhos estariam na casa da “mãe afetiva”, mas, ao ser orientada sobre os procedimentos necessários, fugiu com as crianças por um beco, dificultando o trabalho das equipes.

Moradores conseguiram controlar o fogo, mas a família perdeu todos os bens. Ainda de acordo com o conselheiro, a mulher já tinha histórico de abandono dos filhos e afirmou que costuma deixá-los sozinhos enquanto busca trabalho. Uma senhora da vizinhança, identificada como mãe afetiva da mulher, estava acolhendo as crianças no momento da chegada do Conselho.

A Polícia Militar e a Polícia Civil registraram a ocorrência, e a perícia esteve no local. A mãe e as crianças ainda não foram localizadas. Caso seja encontrada, a mulher pode ser presa em flagrante por abandono de incapaz.

O Conselho Tutelar informou que, quando os irmãos forem encontrados, poderão ser entregues à família extensa — caso haja algum parente apto a assumir os cuidados. Se isso não ocorrer, eles serão encaminhados ao acolhimento institucional, no Educandário Santa Margarida.

Informações via g1 Acre.

- Publicidade -

Veja Mais