Membro titular da CPI do Crime Organizado, o senador Marcos do Val (Podemos), protocolou requerimento solicitando o convite ao ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel, para prestar informações ao colegiado sobre a atuação de facções criminosas.
Ex-oficial da PM carioca, Pimentel é consultor de segurança pública e ficou conhecido por ter inspirado o personagem Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite.



Rodrigo Pimentel inspirou o capitão Nascimento, personagem de Tropa de Elite interpretado por Wagner Moura
Divulgação
Senador Marcos do Val
Hugo Barreto/Metrópoles
Senador Jorge Kajuru
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES 
Senador Ângelo Coronel
Ana Luiza de Sousa/Divulgação
Ator Wagner Moura em Tropa de Elite
Reprodução/ Tropa de Elite
No documento, Do Val afirma que “sua presença é imprescindível para que este Senado Federal e a população brasileira tomem conhecimento, cada vez mais, do enorme desafio de segurança pública que temos pela frente”
Outros senadores também querem ouvir ex-Bope
Outros dois senadores também apresentaram requerimentos semelhantes. Jorge Kajuru (PSB) argumentou que Pimentel “possui ampla experiência no enfrentamento ao crime organizado em áreas de alta complexidade social e urbana” e que sua vivência prática e acadêmica o “credencia como importante fonte de informações para contribuir com os trabalhos desta CPI”.
Leia também
-
Governo Lula discute assistência a familiares de mortos no RJ
-
Casa de ex-deputado é leiloada por R$ 28 milhões em Brasília
-
Moraes já olhou cela para a qual pretende enviar Bolsonaro na Papuda
-
EUA lamenta mortes de policiais no RJ e se coloca “à disposição”
O senador Ângelo Coronel (PSD), por sua vez, sustentou que o ex-capitão do Bope “pode contribuir sobremaneira para os trabalhos desta Comissão Parlamentar de Inquérito”, citando sua formação em Sociologia Urbana e experiência no combate ao crime organizado.
Os três requerimentos ainda serão analisados pela CPI do Crime Organizado, instalada no Senado para investigar a estrutura e a atuação de facções criminosas no país.










