Início / Versão completa
Geral

Entidades que defendiam mulher no STF criticam indicação de Messias

Por Metrópoles 20/11/2025 17:26
Publicidade

A indicação do Advogado-Geral da União Jorge Messias, para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), gerou reação de organizações que defendem maior representatividade feminina e negra no judiciário.

Publicidade

Os grupos Fórum Justiça, Plataforma Justa e Themis Gênero e Justiça criticaram a escolha nesta quinta-feira (20/11). Na avaliação dessas organizações, a escolha reforça um padrão de exclusão em espaços de poder.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (20/11), as entidades cobraram que o governo transforme o discurso sobre diversidade em ações concretas e avance na redução das desigualdades em cargos públicos.

Leia também

“Optar, mais uma vez, por um homem em um colegiado majoritariamente masculino reproduz uma lógica histórica de exclusão e revela a pouca disposição do Estado brasileiro de enfrentar a desigualdade de gênero e raça que estrutura as instituições de justiça”, destacou a nota.

As três entidades já haviam se manifestado sobre o tema em outubro. Na ocasião, foi apresentado uma sugestão com 13 nomes de candidatas, entre mulheres brancas e negras, que poderiam ocupar a vaga.

Atualmente, apenas uma mulher, a ministra Cármen Lúcia, integra o STF.

STF 

Jorge Messias é o atual chefe da Advocacia-Geral da União (AGU) e foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

Após a indicação, Messias deve passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e, em seguida, ser analisada pelo plenário da Casa. Caso seja aprovado pela Casa, o escolhido poderá ficar no cargo até 2055.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.