Aproximadamente 3 mil toneladas de lixo do aterro sanitário Ouro Verde, em Padre Bernardo (GO), no Entorno do Distrito Federal (DF) desabaram, na noite de quarta-feira (12/11).
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO), o novo deslizamento aconteceu na pilha antiga e foi comunicado pelos proprietários do aterro. A pilha de lixo é a mesma em que houve o primeiro desabamento, no dia 18 de junho de 2025.
De acordo com a pasta, este maciço antigo tem cerca de 250 mil toneladas de lixo.
Leia também
-
Veja como ficou córrego após retirada de lixo que desabou no Entorno
-
Montanha de lixo de aterro desaba no Entorno do DF. Veja vídeo
Não houve registro de queda na pilha formada pelos resíduos que foram removidos do córrego Santa Bárbara nos últimos meses.
A equipe de fiscalização da Semad está no local desde as primeiras horas da manhã e constatou que, dessa vez, não houve contaminação do córrego Santa Bárbara, cujo leito passa dentro do imóvel.
No primeiro do desabamento, caíram sobre o curso hídrico aproximadamente 42 mil toneladas de lixo e que todo esse montante já foi retirado pela Ouro Verde.
Pela avaliação preliminar da pasta, este novo deslizamento pode ter sido causado pelas chuvas que caíram na região. As águas podem ter provocado instabilidade no maciço.






