13 dezembro 2025

Ex-ministro Silvio Almeida é indiciado em inquérito por importunação sexual

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal indiciou, nesta sexta-feira (14/11), o ex-ministro Silvio Almeida por importunação sexual. O ex-responsável pela pasta de Direitos Humanos do Governo Lula é acusado por importunação, assédio moral e sexual por um grupo de mulheres. Ele foi exonerado e deixou o cargo em setembro de 2024, após o caso vir a público.

A PF já colheu os depoimentos das vítimas e o inquérito foi encaminhado ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro André Mendonça. Ele passa a análise para a Procuradoria-Geral da República, que vai decidir se arquiva ou denuncia o ex-ministro. A investigação tramita sob sigilo, com as identidades das vítimas preservadas.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Ministro Silvio Almeida (Foto: Reprodução/YouTube)
Ministro Silvio Almeida (Foto: Reprodução/YouTube)
Filipe Araújo/Divulgação/MinC Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e CidadaniaReprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
STF avança para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentativa de influenciar julgamento do pai

Política
PF pede que Mauro Cid seja incluído no programa de proteção a testemunhas

Política
Em 2 anos, empresa investigada por fraude e ligada à ex-nora de Lula multiplica capital em 113 vezes

Uma das denunciantes públicas é Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, que acusa o ex-colega de importuná-la repetidas vezes. Segundo a irmã de Marielle Franco, Almeida teria a importunado pela primeira vez em dezembro de 2022 ao dizer: “Nossa, como você está linda e cheirosa hoje”.

Segundo a revista Piauí, do ex-ministro também teria feito sussurros eróticos nos ouvidos dela. Em maio de 2023, ele teria passado a mão nas pernas de Anielle por baixo da mesa durante uma reunião. Outros membros do governo estavam presentes durante o encontro, incluindo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Em outubro de 2024, a ministra contou sobre o caso em entrevista ao “Fantástico”: “[A importunação] durou alguns meses, assim, mais de ano, na verdade. Começa com falas e cantadas mal postas, eu diria. E vai escalando para um desrespeito pelo qual eu também não esperava. Até situações que mulher nenhuma precisa passar, merece passar ou deveria passar”.

Silvio Almeida nega as acusações.

- Publicidade -

Veja Mais