Uma explosão na subestação de energia situada ao lado do Ministério da Igualdade Racial provocou um incêndio e mobilizou equipes de emergência na manhã desta terça-feira (25/11), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O incidente obrigou a evacuação completa do Bloco C, edifício que abriga seis ministérios, e deixou 30 pessoas feridas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) relatou que a ocorrência teve início por volta das 10h. A detonação atingiu a área externa do prédio, onde técnicos terceirizados executavam um serviço de manutenção no gerador. Um dos trabalhadores foi o mais afetado — ele teve 60% do corpo queimado e permanece em estado gravíssimo. Outro funcionário que estava no local também sofreu ferimentos, e um terceiro, que tentou resgatar as vítimas, apresentou quadro de intoxicação.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Explosão em subestação provoca incêndio e deixa trabalhador em estado grave na Esplanada dos MinistériosFoto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Explosão em subestação provoca incêndio e deixa trabalhador em estado grave na Esplanada dos MinistériosFoto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Explosão em subestação provoca incêndio e deixa trabalhador em estado grave na Esplanada dos MinistériosFoto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Explosão em subestação provoca incêndio e deixa trabalhador em estado grave na Esplanada dos MinistériosFoto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Explosão em subestação provoca incêndio e deixa trabalhador em estado grave na Esplanada dos MinistériosFoto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
Voltar
Próximo
Leia Também
Carnaval
Adeus? Ivete Sangalo chora após explosão e trio quase tombar: “Despedida”
Notícias
Adolescente é eletrocutado em cima de trem e tentativa de resgate acaba em explosão
Música
“Coisas Naturais”: Marina Sena representa a diversidade do Brasil em novo álbum
Música
“Escorpiana”: Livinho se une a Pedro Sampaio e Matt D em nova música
“No geral, a maioria estavam apenas com intoxicação leve por ter inalado a fumaça. Das 27 vítimas atendidas na triagem, apenas três tiveram de ser transportadas ao ambiente hospital”, detalhou o capitão do CBMDF Charles Palomino.
Servidores que estavam dentro do edifício relataram momentos de tensão. A funcionária Joana Silva, de 27 anos, descreveu que o susto foi imediato. “A gente só escutou a explosão e a fumaça preta subindo rápida. Foi questão de segundos. Teve gente que ficou presa em elevador, mas a maioria desceu pela escada de incêndio até de forma tranquila, apesar do desespero”.
A fumaça gerada pelo incêndio rapidamente se espalhou para o interior do Bloco C, o que levou à evacuação imediata conduzida pelas brigadas internas e pelo CBMDF. Seis pessoas foram encaminhadas ao hospital por intoxicação, e outras 24 receberam atendimento no local.
Em nota, a CEB Ipês, responsável pela subestação compartilhada com a distribuidora de energia Neoenergia, afirmou que o trabalhador gravemente ferido utilizava os equipamentos de segurança adequados. “Nesta terça-feira, durante serviço de manutenção, ocorreu um acidente envolvendo um funcionário terceirizado, que utilizava uniforme antichamas e todos os EPIs recomendados. Ele recebeu atendimento imediato do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhado ao hospital. A CEB IPes acompanha de perto a situação do prestador de serviço e ressalta que a subestação está com a situação totalmente controlada”, disse a empresa.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela administração do Bloco C, confirmou a interdição temporária do edifício e divulgou comunicado oficial. “O Ministério da Gestão e da Inovação informa sobre o incidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na área externa o Bloco C na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A ocorrência teve início com um curto circuito elétrico em razão de uma intervenção realizada pela CEB IPES na subestação localizada na área externa do lado oeste do bloco C. (…) Um técnico da CEB ficou ferido com mais gravidade e foi conduzido ao hospital, assim como 6 pessoas por inalação de fumaça”, diz o texto.
A pasta orientou que servidores das seis estruturas instaladas no prédio passem a cumprir expediente em teletrabalho até que o local seja liberado. As causas do acidente ainda estão em análise, e a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros permanecem no local realizando perícias e monitoramento.






