A Copa do Mundo de 2026 começa a tomar contorno definitivo. Já são 42 seleções com vaga assegurada no torneio que será disputado em Estados Unidos, México e Canadá entre 11 de junho e 19 de julho. A confirmação mais recente veio na noite desta terça-feira (18/11), quando Curaçao, Panamá e Haiti garantiram seus lugares. Horas antes, cinco europeus (Suíça, Áustria, Bélgica, Escócia e Espanha) tinham completado suas campanhas com classificação direta.
O próximo Mundial será o primeiro da história com 48 participantes, distribuídos em 12 grupos de quatro. As duas melhores equipes de cada chave avançam para o mata-mata, acompanhadas pelos oito melhores terceiros colocados. Restam apenas seis vagas, que serão definidas em março de 2026 por meio das repescagens europeia e intercontinental.
Veja as fotosAbrir em tela cheia O Haiti precisa reverter uma diferença de dois gols no saldo em relação a Honduras, que lidera o Grupo CReprodução/Instagram: @fhfhaiti @fifa – Fédération Haïtienne de Football A Espanha precisa evitar uma derrota por mais de seis gols para a Turquia, em duelo marcado para o Estádio La Cartuja, em Sevilha / Lamine YamalReprodução/Instagram: @sefutbol – Selección Española Masculina de Fútbol
Seleção Brasileira aplica 5 a 0 na Coreia do Sul com show de Vini Jr, Rodrygo e EstêvãoFOTO: @rafaelribeirorio / CBF
Caso confirme a vaga direta, o Suriname estreia em Copas quase um século depois da criação do campeonato, em 1930Reprodução/Instagram: @officialsvb –Surinamese Football Federation
Lionel Messi em cobrança de faltaReprodução/x: @Argentina “Trionda” é apresentada como bola oficial da Copa do Mundo de 2026Reprodução/X: @adidasfootball Cristiano RonaldoReprodução / Instagram Reprodução Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Hoje é difícil imaginar o Brasil campeão da Copa”, diz Ronaldo sobre Seleção
Esportes
“O Brasil está carente de um camisa nove”, diz Túlio Maravilha
Esportes
“Treinar a Seleção Brasileira não é qualquer coisa, é histórico”, diz Carlo Ancelotti
Esportes
A geração dos “recordes”: derrota do Brasil para o Japão consolida era de “feitos inéditos”
A nova divisão de vagas
A ampliação do torneio alterou o número de lugares por continente. A Fifa distribuiu as classificações da seguinte forma: Europa (16 vagas), América do Sul (6), América do Norte, Central e Caribe (6), Ásia (8), África (9), Oceania (1) e repescagem global (2).
Quem já está garantido
Os três países-sede entram automaticamente: Canadá, que disputará o Mundial pela terceira vez; Estados Unidos, que fará sua segunda Copa em casa; e México, recordista como anfitrião, recebendo o torneio pela terceira vez.
Na América do Sul, as seis vagas já foram preenchidas por Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. A Argentina assegurou a classificação antecipada. O Brasil conquistou a vaga ao vencer o Paraguai por 1 a 0, com gol de Vinicius Junior, e o técnico Carlo Ancelotti comandará a seleção em seu primeiro Mundial. A Colômbia voltou após ausência em 2022, liderada por James Rodríguez, enquanto Equador, Paraguai e Uruguai completam o bloco sul-americano.
A África também tem seus nove representantes definidos: África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia. Entre os destaques, Cabo Verde se torna um estreante no torneio, e a Tunísia garantiu vaga com antecedência graças à campanha defensiva sólida nas eliminatórias.
No continente asiático, oito seleções confirmaram presença: Arábia Saudita, Austrália, Catar, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão. Destacam-se as estreias de Jordânia e Uzbequistão, ambas classificadas com campanhas consistentes na fase final da AFC.
A Oceania mantém sua vaga única, ocupada pela Nova Zelândia, que assegurou classificação após superar a Nova Caledônia na final de sua eliminatória regional.
Pela Concacaf, além dos países-sede, Curaçau, Haiti e Panamá completam os seis classificados da região. Curaçau e Haiti chegam com campanhas históricas. No caso haitiano, o retorno ocorre após 52 anos.
Na Europa, 12 das 16 vagas diretas já estão ocupadas: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça. A Escócia encerrou um jejum de 28 anos, e a Noruega retorna após quase três décadas, impulsionada pela artilharia de Erling Haaland.
Repescagens vão definir as últimas seis vagas
A Europa distribui suas quatro vagas finais por meio de uma repescagem que será disputada por 16 seleções: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Eslováquia, Kosovo, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Macedônia do Norte, País de Gales, Polônia, República Tcheca, Romênia, Suécia, Turquia e Ucrânia. As semifinais e finais serão em jogo único nos dias 26 e 31 de março.
A repescagem mundial reunirá Bolívia, Nova Caledônia, República Democrática do Congo, Jamaica, Suriname e Iraque em busca das duas vagas restantes. Os confrontos também acontecerão em março.
A maior Copa da história se aproxima
Com sedes espalhadas por três países e número inédito de participantes, a Copa de 2026 será a mais ampla já realizada. O processo de classificação, que começou em 2023 para a maioria das confederações, chega à reta final com novos estreantes, retornos marcantes e potências tradicionais já projetando seus elencos para o torneio.
As últimas definidas — quatro europeias e duas globais — completarão o quadro final de 48 seleções na primeira grande edição expandida do Mundial masculino.
Seleções classificadas:
Canadá (país-sede)
Estados Unidos (país-sede)
México (país-sede)
Curaçao (América do Norte, Central e Caribe)
Haiti (América do Norte, Central e Caribe)
Panamá (América do Norte, Central e Caribe)
Japão (Ásia)
Irã (Ásia)
Uzbequistão (Ásia)
Coreia do Sul (Ásia)
Jordânia (Ásia)
Austrália (Ásia)
Catar (Ásia)
Arábia Saudita (Ásia)
Nova Zelândia (Oceania)
Argentina (América do Sul)
Brasil (América do Sul)
Equador (América do Sul)
Uruguai (América do Sul)
Colômbia (América do Sul)
Paraguai (América do Sul)
Marrocos (África)
Tunísia (África)
Egito (África)
Argélia (África)
Gana (África)
Cabo Verde (África)
África do Sul (África)
Costa do Marfim (África)
Senegal (África)
Inglaterra (Europa)
França (Europa)
Croácia (Europa)
Portugal (Europa)
Noruega (Europa)
Holanda (Europa)
Alemanha (Europa)
Suíça (Europa)
Áustria (Europa)
Bélgica (Europa)
Espanha (Europa)
Escócia (Europa)
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!






