O CEO da Federação Internacional de Tênis (ITF), Ross Hutchins, afirmou que João Fonseca pode, no futuro, disputar espaço com Carlos Alcaraz e Jannik Sinner no topo do circuito. O dirigente analisou o cenário atual da modalidade e projetou o crescimento do brasileiro em entrevista concedida à imprensa internacional.
Alcaraz e Sinner se mantêm como os principais nomes do tênis mundial na temporada de 2025. Os dois dividiram todos os títulos dos oito Grand Slams realizados desde o ano passado, com quatro conquistas para cada um. Ao comentar o domínio da dupla, Hutchins mencionou Fonseca como um dos jovens atletas em ascensão.
Veja as fotosAbrir em tela cheia João Fonseca em ação no ATP 500 da Basileia contra Denis ShapovalovReprodução/ESPN Carlos Alcaraz discute com juiz em partida no JapãoReprodução/X: @sporttv João Fonseca em ação no Masters 1000 de CincinnatiJoão Fonseca em ação no Masters 1000 de Cincinnati/Reprodução/Dan Hamilton
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Não preciso pensar na pressão”: João Fonseca fala sobre expectativa para Roland Garros
Esportes
A pressão: João Fonseca e os desafios de jovens atletas em grandes torneios
Esportes
Alcaraz projeta primeiro jogo com João Fonseca e elogia brasileiro às vésperas de torneio
Esportes
Após eliminação em Madri, João Fonseca estreia no Challenger de Estoril, em Portugal
“Alcaraz e Sinner abriram uma vantagem em termos de sucesso, mas há outros jogadores jovens, como (João) Fonseca. Não me surpreenderia se alguém surgisse e desse o seu melhor”, afirmou.
Na mesma resposta, o dirigente citou exemplos históricos de mudanças de protagonismo no circuito. “Murray e Djokovic realmente se destacaram depois que Nadal e Federer assumiram o protagonismo. Sempre havia pessoas que surgiam. Portanto, não podemos prever o que vai acontecer no próximo ano, mas esses dois (Alcaraz e Sinner) estão em ótima fase e tem sido de tirar o fôlego assistir”, completou.
João Fonseca encerra a temporada com uma das maiores evoluções do circuito. O brasileiro iniciou o ano na 145ª posição do ranking da ATP e termina na 24ª colocação. Em 2025, conquistou quatro títulos, incluindo o ATP 500 da Basileia e o ATP 250 de Buenos Aires.
Embora não dispute mais torneios oficiais nesta temporada, Fonseca tem uma partida marcada para o dia 8 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos, em um jogo de exibição contra Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo.
O espanhol também comentou o desempenho do brasileiro. “O que o João fez este ano é realmente impressionante. Chegar ao top 25 no primeiro ano dele na ATP é algo muito impressionante”, disse Alcaraz. Em seguida, avaliou os desafios do próximo ciclo: “Se ele vai alcançar o top 3? Isso será enorme para ele”.
Alcaraz destacou ainda a dificuldade de manter resultados no alto nível. “Mas uma coisa é alcançar essa posição e outra é mantê-la. Consigo ver o João mudar de nível ao longo dos próximos dois anos. Se ele conseguir dar esse salto, acredito que terá coisas muito importantes e bonitas pela frente, e vamos ver como ele lidará com essa pressão”, completou.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!






