Início / Versão completa
Geral

Líder do partido de Tarcísio manifesta apoio à indicação de Messias

Por Metrópoles 20/11/2025 15:27
Publicidade

O líder do Republicanos no Senado, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), saiu em defesa do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar faz parte do mesmo partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, opositor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicidade

Em nota divulgada à imprensa, o parlamentar afirma que sempre apoiou a indicação de Messias à Suprema Corte, destacando sua trajetória técnica e experiência institucional.

“Fui um dos primeiros a manifestar apoio ao nome de Jorge Messias caso ele fosse indicado pelo governo para o STF, porque conheço sua trajetória e sua capacidade. Messias é advogado-geral da União e chegou a esse posto por mérito, competência e sólida formação. Nordestino, mestre e doutor em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, já atuou como procurador do Banco Central e do BNDES, acumulando experiência que o credencia para qualquer missão de alta responsabilidade”, escreveu o senador.

A indicação de Messias já era especulada desde o último mês, quando o nome do AGU já era ventilado nos bastidores do Planalto. Entretanto, Lula preferiu se reunir com outros candidatos à vaga antes de fazer o anúncio oficial.

Publicidade
Leia também

O escolhido de Lula agora deve passar por uma sabatina no Senado. O chefe do Executivo deve se empenhar nos próximos dias para pavimentar o caminho para uma possível aprovação do nome de Messias na Casa Alta, sob forte pressão.

Diferentemente do senador republicano, senadores de oposição iniciaram uma campanha para a reprovação do nome do AGU.

“VOTAREI CONTRA a indicação de Jorge Messias ao STF. E explico em apenas três pontos: como AGU, perseguiu o jornalista Alexandre Garcia, negou blindados que protegeriam policiais no RJ e foi omisso diante das fraudes bilionárias no INSS. E o fato de ser evangélico não é escudo: o Evangelho prega justiça, não perseguição e seletividade. STF exige independência, não mais partidarismo. Voto NÃO a Jorge Messias!”, declarou o senador Jorge Seif (PL-SC).

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.