5 dezembro 2025

Lula é homenageado em Moçambique com título honorífico e destaca a educação em discurso

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado, nesta segunda-feira (24/11), com o título de Doutor Honoris Causa oferecido pela Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. A instituição justificou a honraria pelas contribuições do líder brasileiro em áreas como ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional, além de sua atuação na ampliação da educação e da pesquisa no país africano. Durante a cerimônia, Lula afirmou que a educação acompanha sua vida “como uma obsessão” e disse que continua sendo um dos compromissos mais firmes de sua trajetória política.

Emocionado, destacou que as desigualdades e a fome persistem não por falta de recursos, mas pela ausência de responsabilidade de quem governa: “Não será possível cumprir nenhum ideal de prosperidade em um mundo em que o unilateralismo e as guerras prevalecem. Eu sei quanto vale um trabalhador que procura emprego sem formação; eu sei quanto vale uma menina, uma mulher que busca trabalho sem qualificação. Eu sei quantos abusos a gente sofre por não ter tido as oportunidades. É por isso que a educação, para mim, é uma obsessão”, relembrou o presidente brasileiro.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Lula durante evento em que recebeu título de Doutor Honoris Causa oferecido pela Universidade Pedagógica de Maputo, em MoçambiqueReprodução: YouTube/CanalGov Governo proíbe ensino a distância para graduações em direito e na área da saúdeReprodução: Agência Brasil Lula discursa na COP30Reprodução: YouTube/CanalGov Luiz Inácio Lula da Silva (PT)Reprodução: YouTube/CanalGov Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do BrasilFoto: Ricardo Stuckert

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Lula prepara sanção de nova faixa de isenção do IR para quarta-feira (26/11)

Notícias
“Todo mundo sabe o que ele fez”, diz Lula sobre prisão de Jair Bolsonaro

Política
Lula rebate chanceler alemão e sai em defesa de Belém: “Berlim não oferece 10%”

Política
Nada de “elu” nem “todes”: Lula oficializa lei que impede linguagem neutra nos governos

O reconhecimento da universidade recebeu apoio de outras instituições de ensino do país. O reitor elogiou o papel do presidente brasileiro nos avanços sociais e na defesa de políticas de reparação histórica, classificando Lula como uma figura “vanguardista” na valorização da África no cenário global.

Ao falar para docentes e estudantes, Lula mencionou o Programa Pé-de-Meia, a criação de universidades e institutos federais, além de iniciativas de permanência estudantil implantadas desde 2003. O presidente afirmou ainda que a influência do pensamento de Paulo Freire permanece presente em Moçambique, valorizando a contribuição do educador brasileiro para a formação de professores no país.

Lula aproveitou o discurso para criticar a lógica unilateral das potências mundiais e destacou que os países do Sul Global não podem se limitar a observar estruturas que perpetuam desigualdades e guerras.

A visita oficial de Lula ocorre durante as celebrações pelos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Antes da cerimônia, o presidente brasileiro se reuniu com Daniel Chapo, chefe de Estado moçambicano. Moçambique continua sendo o país africano com a maior carteira de cooperação brasileira, com dezenas de projetos executados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) desde 2015.

- Publicidade -

Veja Mais