O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como prefeito Tiktok, foi afastado do cargo nesta quinta-feira (6) em decisão judicial no âmbito da operação Copia e Cola da Polícia Federal, que investiga irregularidades em contratos da saúde na prefeitura.O afastamento foi anunciado pelo próprio Manga em suas redes sociais, sem maiores detalhes, e confirmado pela assessoria de imprensa da prefeitura do interior de São Paulo, que disse que vai se posicionar por meio de nota “nos próximos dias”.
A PF cumpriu nesta manhã dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em Sorocaba. A Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens de investigados, no valor aproximado de R$ 6,5 milhões, e a aplicação de medidas cautelares como suspensão de função pública e proibição de contato com determinadas pessoas.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal.
A operação é um desdobramento da operação Copia e Cola, que começou em abril deste ano, com o objetivo desarticular uma organização suspeita de desvios de recursos públicos na área da saúde por meio de contrato emergencial e termo de convênio destinados à gestão de unidades de saúde.






