13 dezembro 2025

Mel Maia como você nunca viu: de atriz-mirim a protagonista adulta em “Os Donos do Jogo”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aos 21 anos, Mel Maia estreia oficialmente em sua fase adulta na carreira com “Os Donos do Jogo”, série que domina o Top 10 da Netflix. Na pele de Mirna, uma jovem ambiciosa que desafia uma cúpula masculina do jogo do bicho, Mel deixa para trás qualquer vestígio da “menina atriz” que o público viu crescer na TV. A virada é total — e consciente.

“Essa série é realmente muito diferente de tudo que já fiz, né? É a minha primeira personagem de fato adulta”, diz. “Mas a real é que a preparação foi super intensa, a gente estudou demais para isso! O que mais mudou na minha cabeça é que, pela primeira vez, eu senti que a personagem tem muito de mim, sabe?”.

Leia Também

Carla Bittencourt
“Os Donos do Jogo”: Mel Maia ganha papel de protagonista forte, desafiadora e inédita

Carla Bittencourt
Após sucesso em “Elite”, André Lamoglia será protagonista de “Os Donos do Jogo”

Carla Bittencourt
Após “Família É Tudo”, Henrique Barreira assina com a Netflix para fazer “Os Donos do Jogo”

Carla Bittencourt
Irmão de Arthur Aguiar, Ruan Aguiar interpreta contraventor em série da Netflix

A conexão com a personagem veio da força que ambas compartilham. “A Mirna é muito forte, ela tem uma coragem surreal. Eu me senti muito conectada com essa força dela. Por ser a minha primeira personagem adulta, foi um desafio e eu senti que a Mirna tem muitos pontos meus. Eu emprestei vários traços da minha personalidade para ela. É uma fase nova, e eu tô super orgulhosa de mostrar esse meu lado mais madura”.

Mel começou a carreira aos cinco anos. O salto de uma infância diante das câmeras para o protagonismo adulto não passou despercebido. “Nossa, é muito louco olhar para trás, de verdade! Eu comecei a atuar com 5 anos, então eu cresci na frente das câmeras. E aí eu me vejo agora, com 21 anos, fazendo minha primeira personagem adulta”.

A trajetória, para ela, é motivo de gratidão. “É muito gratificante para mim olhar para trás e ver toda essa construção na minha carreira. É uma transição muito bonita de ver. Eu paro e penso: Caraca, olha tudo que eu construí até hoje, minha carreira, minha casa, isso é fruto do meu trabalho e do meu amor pela profissão”.

E ao contrário do que se espera de alguém que começou tão cedo, ela garante que viveu tudo que precisava na infância. “Eu me sinto muito agradecida e realizada por ter chegado até aqui! E o mais legal é que não perdi nada da minha infância por ter começado cedo. Eu brinquei muito, tive uma infância maravilhosa. Mas agora, nessa nova fase da minha vida, eu sinto uma independência muito forte. É um orgulho saber que todo esse crescimento veio do meu esforço e que eu sigo crescendo como atriz”.

Mirna é uma personagem de ficção, mas cheia de verdades internas para Mel. “Então, o Heitor Dhalia, nosso diretor, sempre falou que se trata de uma ficção. Tipo, a série não é baseada numa pessoa específica da vida real. O que rolou foi que a gente pesquisou muito sobre todo esse universo do jogo do bicho, para entender como funcionam essas coisas de poder e de grana. Mas, para construir a Mirna, eu não fiquei copiando ninguém famoso”.

A inspiração veio de um lugar mais íntimo: “A minha inspiração veio de dentro de mim mesma. Eu usei essa minha nova fase para construir uma mulher forte. O que posso dizer da Mirna é que ela é pura ambição, ela quer ser a primeira mulher a sentar na cúpula que é dominada por homens. Eu sempre falo: a gente é muito parecida!”.

Mel projetou sua força na personagem: “Eu usei o meu lado mais forte, mais direto e mais corajoso para ela. A Mirna tem essa energia de ‘tigre’, de ir lá e impor a vontade dela. Eu a acho super empoderada! O jogo dela é diferente dos outros, ela quer conquistar os objetivos dela sozinha, sem depender de ninguém!”.

Apesar da mudança evidente, Mel sabe que ainda carrega a imagem da infância para muitos. “Com certeza! É a coisa mais normal do mundo, né? O público me viu crescer na TV desde os 5 anos, na época da Ritinha de ‘Avenida Brasil’. E eu acredito muito que as pessoas ainda têm aquele carinho de me ver como a ‘menina atriz’ da TV”.

Mas a virada já está em andamento. “Eu sinto que essa virada está rolando de vez! Agora, com a Mirna, que é minha primeira personagem adulta, forte e ambiciosa, o público está realmente entendendo essa nova fase. Tipo, não sou mais a criança, sou mulher agora! E eu vejo que a galera que me acompanha cresceu junto, está apoiando muito essa minha evolução. É um momento de orgulho ver que a Mel de 21 anos está madura”, avalia.

Os “Donos do Jogo” também exigiu cenas mais ousadas. Mel garante que tudo foi feito com o máximo de respeito: “A parte ousada da série, a gente fez com muita segurança e profissionalismo, o que foi ótimo. Tivemos uma preparadora de intimidade no set, que foi essencial! Ela preparava tudo, é super técnico, e a melhor coisa é que ela sempre perguntava se a gente estava à vontade com cada detalhe da cena. Se a gente não gostasse de algo, ela mudava. Ela sempre cuidava de tudo para deixar a gente totalmente à vontade”.

Mas, entre todas as exigências do papel, uma se destacou. “A minha maior dificuldade, mesmo, foi a frieza e a ambição da Mirna. Eu tive o desafio de interpretar uma mulher muito forte para peitar os poderosos da cúpula. Essa virada de chave, de sair daquela imagem de criança e virar essa personagem que quer estar no comando, foi o desafio real”.

- Publicidade -

Veja Mais