16 dezembro 2025

PF deflagra operação em Tarauacá contra armazenamento de material de abuso sexual infantil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (7), a Operação Guardião da Inocência II, com o objetivo de combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes praticados pela internet. A ação aconteceu na cidade de Tarauacá, no interior do Acre, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.

A investigação teve início após a identificação de indícios de que o investigado armazenava arquivos com imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil em seus dispositivos eletrônicos. O material apreendido será analisado pelos peritos da PF, que também buscam identificar outros possíveis envolvidos nas práticas criminosas.

Segundo a Polícia Federal, ainda que a legislação brasileira utilize o termo “pornografia infantil”, a denominação mais adequada é “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual infantojuvenil”, por refletir com mais precisão a gravidade e a violência das ações cometidas contra as vítimas.

A PF também fez um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar de perto o uso da internet por crianças e adolescentes, orientando sobre os riscos online e o uso seguro de redes sociais, aplicativos e jogos. Além disso, reforça que mudanças de comportamento podem ser sinais de alerta e que os jovens devem se sentir seguros para pedir ajuda diante de situações suspeitas.

De acordo com o órgão, a prevenção e a informação são as principais ferramentas para garantir a proteção e o bem-estar de crianças e adolescentes contra esse tipo de crime.

- Publicidade -

Veja Mais