7 dezembro 2025

Polícia Civil prende ex-vereador e apreende cartões de indígenas, armas e dinheiro estrangeiro em operação no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Reprodução

A Polícia Civil deflagrou, nessa quarta-feira (12), a Operação Patrão nos municípios de Jordão e Tarauacá, no interior do Acre, e apreendeu cerca de 200 cartões bancários pertencentes a indígenas, além de procurações, grandes quantias em dinheiro, armas, munições e produtos controlados.

Durante o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão, os agentes encontraram mais de R$ 50 mil em espécie, além de notas de dólares e euros. Também foram apreendidos 103 quilos de chumbo, 191 tubos de pólvora, 235 estojos de munições de vários calibres e espingardas.

Entre os alvos da operação estavam comerciantes e um ex-vereador de Jordão, identificado como Francisco Alves Guimarães, preso em flagrante por porte ilegal de arma e comércio irregular de munições. Segundo a polícia, o material foi encontrado dentro do próprio estabelecimento do empresário.

Foto: Reprodução

O delegado José Ronério, que coordenou a operação, explicou que os investigados retinham os cartões dos indígenas como forma de coagi-los a realizar compras e pagamentos antecipados em seus comércios.

“Os alvos eram empresários que ficavam com os cartões dos indígenas, controlando o acesso ao dinheiro deles. Foram 23 mandados cumpridos em Jordão e 5 em Tarauacá. Encontramos combustível, dinheiro, euros, dólares e mais de 200 cartões”, detalhou o delegado.

O ex-vereador, segundo a polícia, mantinha em seu comércio procurações assinadas por indígenas, além de combustível, chumbo, pólvora, estojos de munição e uma espingarda.

Oito pessoas foram levadas às delegacias de Jordão e Tarauacá para prestar depoimento.

O nome Operação Patrão faz alusão ao período dos antigos seringais, quando trabalhadores viviam sob relações de dependência e exploração econômica impostas pelos patrões.

Com informações do Ac24Horas.

- Publicidade -

Veja Mais