A seleção da Polônia entrou em campo nesta segunda-feira (17/11) com a obrigação de vencer fora de casa nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. O adversário Malta, que jogou diante da sua torcida, surpreendeu ao conseguir empatar em dois momentos na disputa, mas não levou a melhor e perdeu por 3 x 2.
Lewandowski, Wszolek e Zielinski marcaram para a Polônia. Já por Malta, Cardona, Wszolek e Teuma foram os autores dos gols. Com o resultado, os poloneses garantiram a ida à repescagem europeia para a Copa do Mundo.
Leia também
-
Copa do Mundo de Basquete: Brasil divulga convocação das Eliminatórias
-
Itália perde para Noruega e vai à repescagem das Eliminatórias
-
Eliminatórias: sem Mbappé, França vence Azerbaijão de virada por 3 x 1
-
Eliminatórias: Kane faz dois gols e Inglaterra atinge feito histórico
O jogo
Jogando diante de sua torcida, Malta adotou a estratégia esperada: linhas baixas, forte compactação defensiva e intensidade na marcação. A Polônia, por outro lado, teve dificuldades para furar o bloqueio rival, esbarrando na falta de criatividade e na boa atuação do goleiro maltês.
O primeiro tempo foi morno, com poucas chances claras. Os poloneses controlaram a posse de bola, mas sem efetividade. Malta, quando recuperava a bola, tentava acelerar em contra-ataques, aproveitando eventuais erros de saída da equipe visitante.
Aos 32, o placar foi aberto com gol de Robert Lewandowski de cabeça, do meio da área, de bola parada. Mas a felicidade durou pouco, pois Malta conseguiu empatar cinco minutos depois. Irvin Cardona finalizou com o pé esquerdo de muito perto: 1 x 1.


Andrzej Iwanczuk/NurPhoto via Getty Images
Na segunda etapa, o cenário mudou um pouco. A Polônia aumentou o volume ofensivo, pressionou pelos lados e chegou a criar oportunidades. Aos 14 minutos, saiu mais um gol. Pawel Wszolek finalizou com o pé direito: 2 x 1.
Dois minutos depois, Karol Swiderski até tentou ampliar para o 3 x 1, mas o gol foi desconsiderado por falta. Dessa forma, Malta aproveitou o pênalti para balançar as redes e deixar tudo igual no placar. Teddy Teuma converteu para o time de casa.
Mas Piotr Zielinski não deixou fácil e fez mais um tento para a Polônia, que confirmou a vitória e a ida à repescagem com o 3 x 2 no placar final.







