Belém — O governo brasileiro decidiu flexibilizar o dress code para os participantes da COP30 em razão do calor e da humidade na capital paraense. O evento começa na quinta-feira (6/11), com a cúpula de chefes de Estado.
Em e-mail enviado aos participantes na manhã da terça-feira (4/11), a organização da COP30 informou que não será necessário o uso de traje social formal durante as sessões da conferência.



Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA)
Ricardo Lima/Getty Images
Belém, sede da COP30
Rafael Medelima/COP30
Belém (PA), sede da COP30
Foto: Paulo Amorim/Getty Images
Contributor/Getty Images
Leia também
-
Sem Lula, navio de guerra hospedará outras autoridades na COP30
-
COP30: Planalto faz reunião para discutir problemas de hospedagem
-
COP em Belém sem “Janjapalooza”
-
Lula bate martelo sobre presidente da COP de Belém; veja o escolhido
De acordo com a mensagem enviada, para garantir o conforto, a recomendação é para que delegados, negociadores, observadores e jornalistas que participarão da COP30 usem roupas casuais.
“O Governo do Brasil deseja informar a todos os participantes que, devido às altas temperaturas e à umidade em Belém, não será exigido traje social formal nas próximas sessões. Para garantir o conforto de todos, o código de vestimenta recomendado para a COP 30 será smart casual”, diz a mensagem.
No final de outubro, o presidente da cúpula, o embaixador André Corrêa do Lago, já havia anunciado que o uso de gravata durante a conferência seria dispensado.Na manhã da terça-feira, Belem registra 32ºC de temperatura.









