Você já teve curiosidade de saber os bastidores dos figurinos dos apresentadores de televisão? Como o figurinista escolhe a roupa, se existem restrições, os desafios e de onde todos esses looks vêm? Pois a reportagem do portal LeoDias entrevistou Gustavo Barreto, figurinista da LeoDiasTV, para entender como funciona esta parte da TV.
Segundo o figurinista, ele é responsável por toda a construção visual dos apresentadores — desde o conceito até a escolha final das peças. “Cuido de cada detalhe: pesquisa de tendência, montagem dos looks, fechamento e devolução das roupas, manutenção e organização do acervo. Também garanto que cada figurino traduza a identidade de quem está usando e esteja alinhado com a linguagem estética do programa”, explicou.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Leo Dias e Janaina Nunes, da LeoDiasTVArquivo pessoal/ montagem Janaina Nunes da LeoDiasTVArquivo pessoal/ montagem Taísa e Tutu da LeoDiasTVArquivo pessoal/ montagem Monica Apor da LeoDiasTVArquivo pessoal/ montagem Cadu Safner e Rebecca Rangel da LeoDiasTVArquivo pessoal/ montagem
Voltar
Próximo
Leia Também
Cultura
“Ainda Estou Aqui” quebra recorde e domina o Prêmio Grande Otelo com 13 estatuetas
Nanda Figueiras
“Beleza Fatal”: Guia definitivo do estilo da personagem Lola
Cultura
“Bugonia”: filme de Yorgos Lanthimos com Emma Stone tem novas artes divulgadas
TV
“Criança Esperança”: veja bastidores de gravação com Angélica, Eliana e Xuxa
Seu ponto de partida para a escolha da vestimenta de cada um é sempre a personalidade de cada apresentador e a mensagem que o programa quer transmitir. Para ele, o figurino é uma extensão da comunicação — ele precisa conversar com o público e reforçar a imagem de credibilidade, carisma e estilo de quem está no ar. Busca equilibrar moda, conforto e identidade visual, sempre pensando na estética televisiva.
O processo de criação entre o Gustavo, o apresentador e a direção do programa, é de forma colaborativa: “Converso com os apresentadores para entender o que eles gostam de usar e o que os faz se sentir bem diante das câmeras. Em seguida, apresento propostas de looks com base nas diretrizes da direção e na identidade de cada quadro ou edição. Essa troca é essencial para que o resultado final seja natural, coerente e visualmente interessante para o público.”
Ele busca referências tanto no universo da moda contemporânea e das passarelas, quanto na televisão internacional e na cultura pop. Observa o comportamento de moda, tendências de styling e também o figurino de programas que trabalham bem a imagem visual. Mas, acima de tudo, adapta tudo isso ao perfil de cada apresentador e ao formato da LeoDiasTV — com um toque de moda autoral e refinamento.
Cores proibidas e desafios
Segundo Gustavo, na TV há um cuidado especial com as cores. Evitam tons que “estouram” na câmera, como o branco puro e o neon muito forte, e é preferível tons que valorizem a iluminação de estúdio e a pele de quem está no vídeo. “Gosto de trabalhar com cores sólidas, contrastes equilibrados e texturas que apareçam bem no vídeo, sem poluir a imagem”, disse.
O principal desafio para ele é unir estética, conforto e técnica televisiva. As roupas precisam permitir movimento, estar impecáveis diante das câmeras e resistir à rotina intensa de gravações. Outro ponto técnico importante é o caimento — tudo precisa estar ajustado para que o visual esteja limpo e sofisticado no vídeo. Cada detalhe, do tecido à modelagem, interfere diretamente no resultado.
De onde vem tanta roupa?
Os figurinos vêm de uma curadoria que Gustavo faz junto a lojas e marcas parceiras. “Seleciono as peças conforme a necessidade de cada semana, monto os looks e, depois das gravações, faço todo o processo de devolução. Também temos um acervo interno que facilita a composição de produções mais rápidas. A ideia é sempre trazer o melhor da moda atual para dentro do programa, com qualidade e autenticidade”, finalizou.






