
Nesta semana, agentes do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) estão percorrendo as cidades de Acrelândia, Capixaba, Plácido de Castro, Senador Guiomard e Porto Acre com o programa Rota da Qualidade. A iniciativa tem como objetivo fiscalizar estabelecimentos comerciais e postos de combustível, assegurando que produtos e serviços sigam os padrões de qualidade e segurança determinados por lei.
A ação é realizada em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem), fortalecendo a política pública de defesa do consumidor no estado.
O que está sendo fiscalizado:
-
Nos Postos de Combustível:
-
Aferição das bombas para garantir a quantidade correta de combustível.
-
Verificação da qualidade do produto entregue.
-
Cumprimento das normas de transparência nos preços.
-
Exposição de documentos obrigatórios.
-
-
Nos Estabelecimentos Comerciais:
-
Precisão e visibilidade dos preços.
-
Data de validade e integridade das embalagens.
-
Condições adequadas de armazenamento.
-
Clareza em ofertas e publicidades.
-
Segundo John Lynnekker Rodrigues, chefe de fiscalização do Procon, a atuação nos postos é minuciosa. “Verificamos se o combustível entregue ao consumidor corresponde à quantidade e qualidade informadas”, destaca.
Para a presidente do Procon, Alana Albuquerque, o programa é uma estratégia do governo Gladson Cameli para levar os órgãos de fiscalização para mais perto da população. “Além de proteger o cidadão, o programa contribui para o desenvolvimento da economia local, garantindo um mercado mais justo e competitivo”, enfatiza.






