Em plena primavera, o calor tem acompanhado os brasileiros nos momentos em que a chuva se ausenta. Passado o frio do inverno, é comum que peças mais pesadas, como roupas felpudas e peças com algum tipo de pelugem, acabem ficando no armário por alguns meses. Afinal, mesmo em dias chuvosos, a temperatura pode ainda ser amena para esses itens, que requerem cuidados específicos na higiene e na armazenagem.
Por isso, a coluna destaca a seguir algumas dicas de personal organizers para lavar e guardar roupas felpudas da forma correta e, assim, prolongar a vida útil delas. Vem conferir!

Higiene de peças com pelos naturais ou sintéticos
Seja no caso de pelos sintéticos, naturais ou com algum tipo de textura felpuda, o primeiro passo a ser feito é observar as orientações de manuseio na etiqueta da peça, independentemente do material. Nela, como explica a personal organizer Valéria Albernaz, há informações importantes sobre os cuidados adequados.
Leia também
-
Saiba 5 dicas simples para limpar manchas de vinho das roupas
-
Elimine o cheiro de suor das roupas com 3 passos simples
-
Tênis brancos: 3 dicas caseiras para mantê-los sempre limpos
-
Sacos de sílica gel: como proteger o guarda-roupa e objetos da umidade
“Caso tenha retirado a etiqueta ou tenha caído, comece escovando o pelo da roupa, com uma escova de cerdas macias, para remover quaisquer sujeiras. Com um pano úmido bem torcido, passe na direção dos pelos”, orienta. Nestas, caso seja necessário lavar, a recomendação é procurar limpeza a seco profissional em lavanderias especializadas.
Na galeria abaixo, aprenda o que significam os símbolos das etiquetas das roupas, com as instruções de higienização:



Exemplo de etiqueta de uma roupa
Arte/Metrópoles
Instruções para lavagem de roupas
Arte/Metrópoles
Instruções para alvejamento de roupas
Arte/Metrópoles
Instruções para secagen de roupas
Arte/Metrópoles
Instruções para passadoria de roupas
Arte/Metrópoles
Instruções para limpeza a seco de roupas
Arte/Metrópoles
Lavagem de roupas felpudas
As roupas felpudas que podem ir à máquina, quando indicado na etiqueta, é indicado utilizar sacos de lavagem para evitar as temidas bolinhas. O ideal é separá-las por cor e tipo de tecido, conforme orienta Valéria, para evitar que os fios de uma se prendam a outra.
No caso de algumas peças, a fricção da máquina de lavar pode danificar o tecido, tornando necessária a lavagem à mão. Para evitar que resíduos de sabão em pó fiquem presos entre os fios, a personal organizer Glaucia Zanicotti, da página Casa Glau, indica detergente neutro líquido.



Produtos com cloro e detergentes fortes devem ser evitados, já que podem danificar as fibras. Os ideais neste caso são aqueles voltados para roupas delicadas. “Não torça a peça para retirar o excesso de água. A forma correta é pressionar com as duas mãos. Se utilizar a máquina de lavar, escolha o ciclo para roupas delicadas e água fria”, acrescenta Valéria.
Glaucia também sugere mergulhar a peça em um balde com água e um pouco de amaciante para amaciar as fibras. Depois que o item foi lavado corretamente, a secagem deve ocorrer à sombra, para evitar que o sol desbote a cor. Antes, também é indicado “pentear” os fios para deixá-los alinhados.



Armazenagem
Para garantir o auge da durabilidade das roupas felpudas, não adianta caprichar na lavagem e guardar de qualquer jeito. A armazenagem também requer alguns cuidados!
Glaucia indica, se possível, guardá-las em saquinhos de organza. Na falta deles, a dica é dispor as roupas no armário pelo lado avesso. “Se a roupa soltar seus pelos, pode colocar em um saco plástico bem fechado e colocar por 12 horas no freezer. O frio ajuda a fixar os pelos”, acrescenta Glaucia.
No vídeo abaixo, aproveite para relembrar algumas dicas para eliminar manchas de vinho das roupas:











