5 dezembro 2025

Saiba o que é a pneumonia viral, doença que causou a internação de Galvão Bueno

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Galvão Bueno, de 75 anos, está internado desde o último fim de semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, diagnosticado com pneumonia viral, conforme noticiado com exclusividade pelo colunista Flávio Ricco, colunista do portal LeoDias. Mas o que é essa doença? Quais os principais sintomas e como é tratada? Este veículo responde a todas estas perguntas.

A pneumonia viral afeta o trato respiratório inferior, que atinge as trocas gasosas nos alvéolos e pode vir com inflamação do parênquima pulmonar e deve ser tratada imediatamente para evitar complicações.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Galvão BuenoReprodução Instagram Galvão Bueno/ montagem Galvão BuenoReprodução Galvão Bueno no leilão da Fundação FenômenosFoto/Portal LeoDias

Voltar
Próximo

Leia Também

Flávio Ricco
Galvão Bueno é internado com pneumonia em hospital de São Paulo

Flávio Ricco
Filha de Galvão Bueno confirma internação do pai e detalha estado de saúde

Saúde
Galvão Bueno atualiza estado de saúde após diagnóstico de pneumonia viral

Esportes
50 anos de carreira: relembre seis narrações históricas feitas por Galvão Bueno:

É causada pelo vírus Influenza A ou B, provocador da gripe. Outros vírus respiratórios também podem desencadear pneumonia, como o coronavírus, hantavírus americanos, vírus do sarampo e varicela.

A doença pode ser tratada de maneira simples e possui recuperação mais rápida em relação a bacteriana, depende de cada caso e o médico responsável vai recomendar o uso de medicamentos, repouso, hidratação para controlar os sintomas.

A pneumonia pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode ser grave, apesar de ser causada por um vírus.

O tempo de cura pode demorar entre 4 a 6 semanas, mas de forma completa, leva até três meses.

Pacientes com o quadro apresentam tosse seca ou com catarro ou pus; dores agudas no peito ou nas costas; febre; calafrios; dificuldade ou dor ao respirar; falta de ar; arritmia cardíaca; respiração acelerada; fadiga; fraqueza e sudorese.

Atitudes simples podem prevenir a pneumonia viral, como tomar a vacina da gripe; lavar as mãos frequentemente com água e sabão; evitar o uso de cigarro ou tabaco e evitar locais aglomerados com pouca circulação de ar.

No caso do jornalista esportivo, ele não apresentou sintomas comuns, isso porque a pneumonia com que ele foi diagnosticado pode ser chamada de assintomática. Pode ocorrer que pacientes não apresentem sintomas. Os principais sintomas são febre com calafrios; cansaço excessivo; mal-estar geral; dor no corpo, na cabeça, ouvido ou garganta; perda do apetite; nariz escorrendo; tosse seca o com catarro que piora com o tempo e dor no peito pelo ato de tossir.

Galvão sentiu uma dor renal e procurou ajuda médica. Após exames, foi diagnosticado a pneumonia viral no último sábado (15/11).

- Publicidade -

Veja Mais