Início / Versão completa
Geral

STF tem maioria contra revisão da vida toda, sem devolução de valores

Por Metrópoles 21/11/2025 19:27
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (21/11), para manter o entendimento contrário à chamada revisão da vida toda do INSS. Apesar disso, os ministros decidiram que os segurados que receberam valores decorrentes de decisões judiciais até 5 de abril de 2024 não terão de devolver o dinheiro.

Publicidade

Revisão da vida toda

O tema voltou ao plenário devido aos embargos de declaração apresentados no processo. A discussão envolve se contribuições feitas ao INSS antes de julho de 1994 poderiam ser incluídas no cálculo das aposentadorias, o que aumentaria o valor recebido por parte dos beneficiários.

A controvérsia ganhou força porque o STF chegou a considerar, em 2022, que a revisão era constitucional. Mesmo sem a decisão ter entrado em vigor, milhares de aposentados acionaram a Justiça e obtiveram decisões favoráveis em primeira instância. No ano passado, porém, o tribunal mudou de posição ao entender que o segurado não pode escolher a regra mais vantajosa para o cálculo, inviabilizando a revisão.

Leia também

Nesta sexta, o relator, ministro Alexandre de Moraes, ajustou o entendimento para alinhá-lo à posição consolidada mais recentemente pela Corte. No plenário virtual, acompanharam o relator os ministros Cristiano Zanin, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Luís Roberto Barroso.

Houve divergência apresentada pelo ministro André Mendonça e pela então ministra Rosa Weber, que participou da análise antes de se aposentar. O julgamento está previsto para terminar na próxima terça-feira (25/11).

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.