6 dezembro 2025

Última rodada da Série B: o que cada time precisa para garantir o acesso?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Série B do Campeonato Brasileiro chega ao fim neste domingo (23/11). São oito jogos simultâneos, todos com impacto direto na disputa pelo título, acesso à 1º divisão ou luta contra o rebaixamento. O troféu da competição segue em aberto, assim como três vagas na Série A de 2026 e também a última vaga entre os quatro últimos, que jogarão a Série C na próxima temporada.

A 38ª rodada começou com o empate em 2 a 2 entre Vila Nova e Volta Redonda, ainda na última quarta-feira (19/11). O duelo não possuía interferência nas posições de acesso ou descenso, assim como o jogo deste sábado, entre Novorizontino e CRB, que também cumpriram tabela. Com exceção das duas partidas, as demais prometem pegar fogo. Os duelos, todos às 16h30, são:

Veja as fotosAbrir em tela cheia Os rivais Coritiba e Athletico-PR lutam pelo título da Série B até a última rodada.Staff Images/CBF Cinco clubes lutam por três vagas restantes na Série A de 2026.Joilson Marconne/CBF Do outro lado, três rebaixados já estão definidos: Amazonas, Volta Redonda e Paysandu.Lucas Figueiredo/CBF

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Brasileirão: Palmeiras tropeça, mas diminui diferença após derrota do Flamengo

Esportes
Brasil e Fifa avançam na preparação conjunta para a Copa do Mundo Feminina de 2027

Esportes
Antony fala em “respeito” aos concorrentes e reforça desejo de disputar a Copa

Amazonas x Coritiba
Athletico-PR x América-MG
Cuiabá x Criciúma
Remo x Goiás
Chapecoense x Atlético-GO
Botafogo-SP x Avaí
Operário-PR x Ferroviária

A seguir, o portal LeoDias explica o que cada um dos concorrentes precisa para conquistar o acesso. A briga pela vaga na Série A do ano que vem tem cinco concorrentes na disputa por três vagas restantes. Alguns dependem apenas de si, e uma vitória é suficiente para carimbar o passaporte. Já o 5º e o 6º, além de precisarem da vitória, também torcem por tropeços dos concorrentes.

A disputa na última rodada da Série B

1º – Coritiba

Staff Images/CBF

Líder com 65 pontos, o Coritiba é o único que já está matematicamente garantido na 1º divisão. O acesso veio após o empate contra o Athletic, no Couto Pereira, na penúltima rodada. Mas o campeonato está longe de estar definido para o Coxa, que briga pelo título com o rival Athletico-PR, logo atrás com 62 pontos. O empate fora de casa contra o Amazonas garante o troféu. Em caso de derrota, a equipe terá que torcer para o Furacão não vencer o América-MG.

2º – Athletico-PR

José Tramontin / Athletico

Em 2º, o Athletico-PR precisa apenas empatar para garantir o acesso. Por outro lado, apesar do pézinho na Série A e a luta pelo título, o Furacão ainda corre riscos de ficar fora do G4. A combinação de resultados inclui uma derrota para a equipe comandada por Odair Hellmann, além das vitórias de Criciúma, Goiás e Chapecoense, que vêm logo atrás.

3º – Criciúma

Lucca Vieira | CEC

Na terceira posição com 61 pontos, o Criciúma garante o acesso com uma vitória contra o Cuiabá, fora de casa. Em caso de empate, precisará torcer por tropeços de Chapecoense ou Goiás. Se perder, o Tigre será ultrapassado por Goiás ou Remo, que se enfrentam — garantindo ao menos 1 ponto para cada lado, e terá que torcer para a Chapecoense não vencer.

4º Goiás

Rosiron Rodrigues/Goiás E.C

O Goiás, 4º colocado, também com 61 pontos, garante a ida à Série A se vencer o Remo, fora de casa. Em caso de empate, precisa de um tropeço da Chapecoense ou derrota do Criciúma. Em caso de derrota, o time esmeraldino ficará na Série B, já que será ultrapassado pelo próprio Remo.

5º – Chapecoense

Divulgação/Chapecoense

O primeiro time fora da zona de classificação é a Chapecoense, na 5ª posição com 59 pontos. A equipe catarinense precisa da vitória contra o Atlético-GO, em Chapecó, para conquistar o acesso. Além dos três pontos, a Chape precisa de tropeços de Goiás ou Criciúma, ou uma derrota do Athletico-PR.

6º Remo

Divulgção/Remo

Em 6º colocado com 59 pontos, o Remo precisa vencer o Goiás, em casa, e torcer por um tropeço da Chapecoense ou derrota do Criciúma.

No meio da tabela, Novorizontino, CRB, Avaí, Atlético-GO, Cuiabá, América-MG, Vila Nova e Operário-PR não têm chances de acesso e não correm riscos de rebaixamento. Isso significa que as equipes já estão garantidas na Série B de 2026. E se há muitos clubes insatisfeitos com a permanência, outros fariam de tudo para tê-la. É o caso de Athletic (15º com 41pts), Botafogo-SP (16º com 41pts) e Ferroviária (17ª com 40pts), que lutam contra o rebaixamento. Amazonas, Volta Redonda e Paysandu já estão rebaixados para a Série C.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

- Publicidade -

Veja Mais