29 dezembro 2025

Bolsonaro passa por novo procedimento para tratar soluços persistentes nesta segunda-feira (29)

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou, na tarde desta segunda-feira (29), por um segundo procedimento médico na tentativa de reverter um quadro de soluços persistentes que não vinha respondendo ao tratamento medicamentoso.

A informação foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, por meio das redes sociais. Segundo ela, o procedimento teve início por volta das 14h e foi finalizado cerca de uma hora depois, às 15h. “Agora, aguardamos ele subir para o quarto”, escreveu.

O procedimento realizado é conhecido como bloqueio do nervo frênico e, desta vez, foi feito no lado esquerdo. No último sábado (27), Bolsonaro já havia sido submetido à mesma intervenção, porém no lado direito.

De acordo com a equipe médica, o bloqueio do nervo frênico é indicado em casos de soluços persistentes que não apresentam melhora com medicamentos. Os especialistas explicaram que não é recomendado realizar o bloqueio dos dois lados simultaneamente, devido ao risco de complicações respiratórias, razão pela qual o tratamento foi dividido em duas etapas.

Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, no Distrito Federal, desde a última quarta-feira, onde inicialmente deu entrada para a realização de uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, procedimento que ocorreu sem intercorrências.

Crise intensa de soluços

Em coletiva concedida no sábado, o cardiologista Brasil Caiado informou que a decisão pelo bloqueio do nervo frênico foi tomada após uma crise intensa de soluços, registrada na sexta-feira, que impediu o ex-presidente de dormir adequadamente, mesmo com o uso máximo das medicações disponíveis.

Já o radiologista intervencionista Mateus Saldanha explicou que o procedimento foi realizado com sucesso e que a resposta clínica será avaliada antes de se considerar outras alternativas terapêuticas.

Segundo o cirurgião Cláudio Birolini, a previsão de internação é de cinco a sete dias. Após o procedimento desta segunda-feira, Bolsonaro deverá permanecer em observação por pelo menos 48 horas. Caso não haja intercorrências, a alta hospitalar poderá ser concedida posteriormente.

Durante o período de recuperação, o ex-presidente seguirá com fisioterapia, medidas de prevenção de trombose venosa e cuidados clínicos gerais. Michelle Bolsonaro tem usado as redes sociais para atualizar apoiadores e destacou que os soluços continuam sendo uma das principais queixas do ex-presidente durante a internação.

- Publicidade -

Veja Mais