31 dezembro 2025

Bolsonaro tem previsão de alta para esta quinta (1º/1), dizem médicos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A equipe médica que está cuidando do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), internado no hospital DF Star, em Brasília, desde 24 de dezembro, afirmou nesta quarta-feira (31/12) que o ex-presidente deve receber alta nesta quinta-feira (1º/1).

“Nós não conseguimos interromper totalmente a crise de soluços. Mas isso nos trouxe elementos que vão nos permitir um manejo talvez mais adequados dessas crises. A gente espera concluir esse período de internação de forma positiva, trazendo novos elementos para tratamento e acompanhamento daqui para frente”, disse o Dr. Cláudio Birolini, um dos médicos que acompanha o ex-presidente.

Segundo Brasil Caiado, também cirurgião da equipe, após o procedimento de bloqueio do nervo, realizado nessa terça-feira (30/12), Bolsonaro apresentou outro pico hipertensivo. “Usamos, novamente, medicações endovenosas. Mas, no decorrer da noite, ele estabilizou, mostrou uma melhora dos soluços. Mas nós precisamos de um pouco mais de tempo. Nas primeiras 24h já obtivemos essa resposta positiva”, disse.

A endoscopia, realizada na manhã desta quarta, mostrou um quadro que o ex-presidente já tinha: uma gastrite e uma esofagite erosiva. “Nós suspeitamos que essa esofagite é a causadora dos soluços”, disse.

A equipe médica não soube precisar o horário da possível alta de Bolsonaro nesta quinta. “Após a alta, é comum o acompanhamento [médico] do paciente. Neste caso específico, nós iremos até lá [prisão] sempre que necessário”, detalha o cirurgião.

Na manhã desta quarta, o ex-presidente foi submetido a uma endoscopia digestiva alta. Segundo Birolini, responsável pelo procedimento, tudo ocorreu dentro do esperado.

O exame é usado para observar diretamente o interior do sistema digestivo para, segundo a equipe médica, ajudar na avaliação do refluxo gastroesofágico. Esta é a quinta intervenção médica pela qual o ex-presidente passou desde que foi internado, na véspera de Natal.

Leia também

Internação de Bolsonaro 

  • Em 25 de dezembro, no dia seguinte à sua entrada no hospital, Bolsonaro foi submetido à cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral;
  • Dois dias depois, em 27 de dezembro, realizou o bloqueio do nervo frênico do lado direito;
  • Na segunda-feira (29/12), foi a vez do bloqueio do nervo frênico do lado direito;
  • No dia seguinte, terça-feira (30/12), o ex-presidente, diante da persistência do quadro, foi novamente submetido a intervenção no nervo frênico;

Antes de ser internado no hospital, Bolsonaro estava preso na Superintendência da Polícia Federal, também em Brasília. Após finalizar a recuperação e receber alta, o ex-chefe do Planalto deve retornar à PF. Ele cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista, imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

- Publicidade -

Veja Mais