11 dezembro 2025

CFM nega que atestados médicos em papel serão extintos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu uma nota após a circulação de rumores nas redes sociais que afirmavam que o atestado médico em papel deixaria de valer a partir de março do próximo ano. O órgão esclareceu que o projeto de atestado digital está suspenso e ainda não tem previsão para entrar em vigor.

Segundo o conselho, os atestados físicos e digitais permanecem válidos em todo o território nacional para uso em contextos assistenciais, trabalhistas e previdenciários, levando em consideração que não há qualquer mudança na legislação, seja pelo Poder Legislativo ou pelo CFM, que determine a emissão exclusiva de atestados por meio digital.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Médico dando atestado para pacienteFoto: Reprodução/Pexels
Crédito: Shutterstock “OAB da medicina”: Senado aprova criação de exame obrigatório para novos médicos; veja o que muda!Foto: FreePik

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
Conselho Federal de Medicina amplia recomendação para cirurgia bariátrica

Notícias
Advogada revela detalhes da ação contra dentista após morte de influenciador

Política
Alexandre Frota pode ter mandato cassado em Cotia após denúncia do CREMESP

Notícias
Anestesista vira réu após morte de influenciador que fecharia costas com tatuagem em SC

Para fortalecer a segurança do ato médico e diminuir a possibilidade de fraudes, o órgão desenvolveu a plataforma Atesta CFM, para emitir, validar e verificar atestados médicos, sejam eles documentos físicos ou digitais. A ferramenta, regulamentada, reforça a integração de vários bancos de dados, observando integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Publicado em 2024, o Atesta CFM está judicialmente suspenso com decisão em 1ª instância e, portanto, sem previsão de data para entrar em vigor. O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já confirmaram a legalidade e a adequação técnica do Atesta CFM”, explicou o conselho.

Atualmente o CFM espera a decisão definitiva da Justiça Federal para que os médicos possam emitir seus atestados de forma rápida, prática e segura por meio do Atesta CFM, fato que será divulgado pelo órgão.

- Publicidade -

Veja Mais