26 dezembro 2025

Chuvas intensas fazem Rio Acre subir mais de três metros e ultrapassar cota de atenção em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Rio Acre ultrapassa 10 metros nesta sexta-feira (26) — Foto: Reprodução/De Olho no Rio

As fortes chuvas registradas na manhã desta sexta-feira (26) provocaram uma elevação significativa no nível do Rio Acre, em Rio Branco, que subiu mais de três metros em apenas um dia e ultrapassou, pela terceira vez neste mês, a cota de atenção.

Segundo a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24 horas foram registrados 44,40 milímetros de chuva na capital. Dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura de Rio Branco, apontam que, às 10h45 desta sexta-feira, o rio atingiu a marca de 10,19 metros. Na medição realizada na quinta-feira (25), o nível estava em 7,06 metros, após um recuo de 4,01 metros ao longo de quatro dias.

A cota de atenção do Rio Acre é de 10 metros, nível que exige a adoção de medidas preventivas e a ativação dos planos de contingência pelos órgãos de fiscalização. Já a cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto a de transbordo é de 14 metros.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, as oscilações no nível do rio estão diretamente relacionadas ao elevado volume de chuvas acumulado em dezembro. O total já ultrapassou a média histórica do mês em Rio Branco, que é de 268,4 milímetros.

O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a capital deve continuar enfrentando dias chuvosos ao longo de toda a segunda quinzena de dezembro, cenário intensificado pela atuação do fenômeno La Niña, que segue ganhando força.

“Esse fenômeno contribui para um aumento significativo das chuvas, muitas vezes de forma ininterrupta, como temos observado nos últimos dias”, destacou.

Falcão informou ainda que a capital enfrentava mais de nove horas consecutivas de chuva até a manhã desta sexta-feira. “A previsão é de que a chuva siga até aproximadamente 13h, com uma breve trégua à tarde e retorno durante a noite”, afirmou.

No início do mês, o volume de chuvas já chamava atenção. Apenas nos seis primeiros dias de dezembro, Rio Branco acumulou cerca de 100 milímetros, o equivalente a 37% de toda a média prevista para o mês. Somente na última quinta-feira (18), foram registrados 108,4 milímetros em um período de 12 horas de chuva ininterrupta na capital.

- Publicidade -

Veja Mais