Uma comissão do Vaticano votou em não autorizar que mulheres católicas sirvam como diaconisas, deixando a prática somente para o sexo masculino, como sempre foi. Na última quinta-feira (4/12), o relatório contendo essa decisão foi entregue para o papa Leão XIV e divulgado.
Apesar da votação que encerrou em 7 a 1 afirmar que a pesquisa histórica e a investigação teológica “excluem a possibilidade” de permitir que o sexo feminino atue na área no momento, foi recomendado um estudo profundo sobre o assunto.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Freira católicaCNBB Papa Leão XIV em missa a influenciadores digitais nesta segunda-feira (29/7)Reprodução: YouTube/Vatican News Papa Leão XIV acenaReprodução: Instagram/@pontifex
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
Acredite: Vaticano convida Porchat para encontro com o papa mesmo após piadas contra a Igreja
Notícias
Adeus do Papa: Portal LeoDias testemunha cortejo no funeral de Francisco no Vaticano
Notícias
Antes de adoecer, Papa Francisco modificou o protocolo para enterros do Vaticano
Notícias
Após se confundir, Vaticano apaga post que anunciava fumaça branca e novo Papa
Segundo o documento, a avaliação a respeito do tema é forte, mas “não permite, até o momento, a formulação de um julgamento definitivo”.
A Igreja acredita que discussões sobre a possibilidade de diaconisas, que são ordenadas e capazes de auxiliar nos serviços, mas não de celebrar missa, têm agitado o catolicismo de 1,4 bilhão de seguidores nos últimos dez anos.
Atualmente, diáconos podem batizar pessoas, testemunhar casamento e presidir funerais, entre outras tarefas. Em certas regiões do mundo, também têm a permissão para estarem à frente de paróquias na falta de um padre, mas este ainda precisa celebrar a missa.
Papa Francisco, que morreu em abril deste ano, formou duas comissões para estudar a possibilidade de mulheres serem diaconisas católicas. As comissões se encontraram em sigilo e o relatório emitido ontem é o primeiro em que os resultados dos debates foram colocados ao conhecimento do público. Até o momento, o papa Leão XIV não se posicionou sobre o assunto.
Já em 1994, o papa João Paulo II não deixou que o sexo feminino servisse como sacerdote, mas na época não falou especificamente sobre a questão das mulheres diaconisas.
Os defensores da ideia já relataram evidências de mulheres que serviram como diaconisas nos primeiros séculos da Igreja. Uma mulher, a Phoebe, é citada como diaconisa em uma das cartas do apóstolo São Paulo.






