Fim da linha para Leonardo Jardim. O Cruzeiro anunciou, nesta segunda-feira (15/12), o desligamento do técnico português. A decisão surge um dia após a eliminação para o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil 2025. O treinador tinha contrato com a Raposa até o fim de 2026.
Ver essa foto no Instagram
Wagner Meier/Getty Images
Lucas Bulbols/Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Rafael Vieira/Cruzeiro
Gustavo Aleixo/ Cruzeiro
Leia também
-
Eliminação de Fluminense e Cruzeiro “tiram” Libertadores do São Paulo
-
“Dia de luto”, declara treinador do Cruzeiro após eliminação
-
Copa do Brasil: Arroyo marca o segundo e amplia para o Cruzeiro
-
Copa do Brasil: Arroyo marca para o Cruzeiro e diminui a vantagem
Segundo informações, o treinador já havia decidido que deixaria o comando do Cruzeiro mesmo antes do confronto diante do time paulista. O elenco e funcionários do clube já sabiam que ele deixaria a equipe. O técnico havia se encontrado com a diretoria do clube mineiro horas antes da partida contra o Corinthians para tentar uma negociação em caso de classificação e título para a final da Copa do Brasil para que ele mudasse de ideia.
As principais motivações para desligar-se do Cruzeiro têm relação com a insatisfação com o futebol brasileiro e a rotina diária quanto ao calendário das competições. Leonardo Jardim chegou à Belo Horizonte em fevereiro deste ano e levou o Cruzeiro à terceira colocação do Campeonato Brasileiro, o que garantiu à Raposa uma classificação para a Libertadores 2026.
O time mineiro não disputava a competição desde 2019, quando foi rebaixado para a segunda divisão. Na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro não fez boa campanha e foi eliminado do torneio ainda na primeira fase.
Ao todo, Leonardo Jardim comandou o Cruzeiro em 55 jogos, contabilizando Campeonato Mineiro, Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana. No total, o técnico teve 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas.