Com a chegada do Natal e das festas de fim de ano, as mesas ficam mais fartas e cheias de alimentos típicos dessa época. No entanto, o que é comum e saboroso para os humanos pode representar um grande risco para a saúde dos cães. A atenção com o que os pets consomem deve ser redobrada, já que alguns alimentos tradicionais podem ser extremamente tóxicos e até fatais para eles.
Itens como panetone e chocotone, muito presentes nas celebrações natalinas, contêm ingredientes perigosos para os cães, como chocolate, uvas e uvas-passas. Esses alimentos podem causar intoxicações graves, problemas renais, alterações neurológicas e, em casos mais severos, levar o animal à morte. O consumo de bebidas alcoólicas também é extremamente perigoso, mesmo em pequenas quantidades, podendo provocar vômitos, dificuldade respiratória, queda de temperatura corporal e até coma.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução/Vídeo Julinho CasaresReprodução/Vídeo Julinho CasaresReprodução/Vídeo
Voltar
Próximo
Leia Também
Julinho Casares
O amor pelos pets vai além! Estudo indica que vínculo influencia até a vida amorosa
Julinho Casares
“É um milagre”: cavalo resgatado em estado crítico apresenta boa recuperação após cirurgia
Colunas
Cavalo é resgatado em estado crítico após denúncia de moradores na zona leste de SP
Durante as confraternizações, é comum que os pets circulem entre os convidados e acabem recebendo alimentos sem que os tutores percebam. Por isso, cada momento é crucial. Um pequeno descuido pode resultar em uma emergência veterinária. A orientação é manter alimentos fora do alcance dos animais, avisar familiares e amigos para não oferecerem comida aos cães e garantir que eles consumam apenas alimentos próprios para sua espécie.
Celebrar o Natal e as festas de fim de ano deve ser um momento de alegria, união e responsabilidade. Quem tem um pet sabe que cuidar de um animal vai muito além do carinho: envolve atenção, prevenção e escolhas conscientes todos os dias. Ter um cão é assumir o compromisso de protegê-lo, inclusive nos momentos de celebração.
Por isso, fica o alerta: curta as festas com responsabilidade. E, se não estiver preparado para assumir todos os cuidados e responsabilidades que um animal exige, o mais correto é não ter um pet. Amor também é cuidado.






