15 dezembro 2025

Dois anos após atentado, “Domingo Espetacular” mostra evolução gradual de Mingau, do Ultraje a Rigor

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dois anos após ser baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto, o músico Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, do Ultraje a Rigor, vive uma fase marcada por pequenos avanços diários e grandes significados. A equipe de reportagem do programa “Domingo Espetacular”, da Record, acompanhou com exclusividade a rotina de tratamento do artista, revelando neste domingo (14/12) os desafios da reabilitação e a força emocional que sustenta sua recuperação.

Entre os progressos mais simbólicos está a capacidade de sustentar o próprio pescoço, algo que, segundo a equipe médica, era impensável apenas três meses atrás. “A gente que está no dia a dia percebe que, olha, o olhar dele está diferente, ele está mais atento, ele reagiu ‘a isso’”, contou Ana, mãe de Isabel, filha única de Mingau. Separada do músico há cerca de 20 anos, ela permanece ao lado do ex-marido durante todo o processo, auxiliando a filha nos cuidados. “É um aprendizado diário, um aprendizado da paciência, do amor… da dedicação, do amor fraterno, da fraternidade e da empatia”, resumiu.

Veja as fotosAbrir em tela cheia “Domingo Espetacular” mostra como está Mingau, do Ultraje a Rigor, em tratamento após atentadoReprodução: Recordplus “Domingo Espetacular” mostra como está Mingau, do Ultraje a Rigor, em tratamento após atentadoReprodução: Recordplus “Domingo Espetacular” mostra como está Mingau, do Ultraje a Rigor, em tratamento após atentadoReprodução: Recordplus “Domingo Espetacular” mostra como está Mingau, do Ultraje a Rigor, em tratamento após atentadoReprodução: Recordplus “Domingo Espetacular” mostra como está Mingau, do Ultraje a Rigor, em tratamento após atentadoReprodução: Recordplus

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
Mingau, do Ultraje a Rigor, inicia nova fase de reabilitação e ganha show beneficente de amigos

Saúde
Mingau, ex-baixista da banda Ultraje a Rigor, está internado e sem previsão de alta

Famosos
SBT formaliza renovação do plano de saúde de Mingau, do Ultraje a Rigor

Saúde
Mingau, baixista do Ultraje a Rigor, recebe alta médica 1 ano após levar tiro

Isabel também relatou que as mudanças, embora sutis, são perceptíveis para quem acompanha de perto. “A gente que está ali vê que tem algo diferente”, disse. A melhora no humor do músico é outro ponto celebrado pela família. Segundo ela, Mingau demonstra interesse por vídeos e reage a brincadeiras, mantendo traços da personalidade bem-humorada de antes do atentado. “Certas coisas não mudam!”, afirmou, sorridente.

Um dos avanços mais relevantes aconteceu na alimentação. Quando chegou à clínica, Mingau não conseguia abrir a boca e se alimentava exclusivamente por sonda. Com o tempo, a equipe de fonoaudiologia iniciou estímulos sensoriais ligados ao sabor, sem volume de alimento. “Molhávamos a colher no café, na cerveja sem álcool, que ele adora… Sem álcool! E aí, nós estimulávamos com sabor e ele adorava. E aí, com isso, ele foi se redescobrindo novamente nessa questão do prazer alimentar”, explicou a fonoaudióloga Dinete Romancina.

A música, elemento central da vida de Mingau, também se tornou parte do tratamento. O violão do artista permanece na clínica e é utilizado como ferramenta terapêutica para estimular áreas do cérebro ligadas ao controle da tensão e à conexão emocional. “Nós estamos estimulando uma área cerebral relacionada ao controle da tensão e, juntamente com a música, que é algo que já remete coisas que ele viveu, nós potencializamos a tensão dele”, explicou a neurocientista Carolina Souza. O fisioterapeuta Jahmerson Rocha contou que, nesses momentos, o profissional “vira músico”, adaptando a reabilitação ao histórico artístico do paciente. “Quando o paciente tem esse background de música, é muito enriquecedor a gente utilizar a música para uma ferramenta de reabilitação”, afirmou.

Apesar dos avanços, a recuperação ainda é cercada de incertezas. Nenhum dos especialistas ouvidos se arrisca a prever até onde Mingau poderá chegar e se ele voltará a falar, andar ou tocar. Ainda assim, todos destacam o esforço do próprio músico.

Em meio à recuperação, a família vive um novo capítulo. Isabel está grávida de seis meses e espera uma menina, que se chamará Amélia. Segundo ela, a chegada da neta tem despertado curiosidade e interesse em Mingau. “Não sei se ele ainda acha que eu estou brincando, porque a gente sempre foi muito de zoar um ao outro. Mas ele fica olhando sempre, assim, tipo: ‘Será que é real?’”, contou, acreditando que a novidade também possa contribuir para o processo de reabilitação.

Mingau foi baleado no dia 3 de setembro de 2023, em Paraty, no Rio de Janeiro, durante uma tentativa de assalto. A bala atravessou o lado esquerdo do cérebro, exigindo cirurgias complexas e um longo período de internação em São Paulo. Após receber alta em janeiro de 2024, o músico precisou retornar ao hospital para novos procedimentos, permanecendo internado até outubro do mesmo ano. Atualmente, segue em terapias voltadas à recuperação de funções cognitivas e motoras comprometidas pelo atentado.

Dos cinco suspeitos pelo crime, quatro foram presos, e três devem enfrentar júri popular, ainda sem data marcada. A família evita focar no processo judicial neste momento, concentrando as energias na recuperação do músico.

- Publicidade -

Veja Mais