
Os Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra militantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria, segundo informou o presidente norte-americano Donald Trump nesta quinta-feira (25), feriado de Natal. De acordo com o republicano, a ofensiva teve como alvo grupos terroristas que vinham promovendo ataques contra cristãos na região.
As informações iniciais apontam que os bombardeios ocorreram no estado de Sokoto, com anuência do governo nigeriano. Tanto Sokoto quanto o vizinho estado de Borno enfrentam há anos episódios recorrentes de violência sectária e ações de grupos extremistas.
Em publicação feita na rede social Truth Social, Trump afirmou: “Esta noite, sob minhas ordens como Comandante das Forças Armadas, os Estados Unidos lançaram um ataque poderoso e mortal contra a escória terrorista do EI no noroeste da Nigéria, que vem atacando e matando brutalmente, principalmente, cristãos inocentes, em níveis não vistos há muitos anos, e até mesmo séculos!”.
O presidente acrescentou que havia feito alertas prévios ao grupo extremista. “Eu já havia alertado esses terroristas de que, se não parassem com o massacre de cristãos, haveria consequências terríveis, e esta noite, elas vieram. O Departamento de Guerra executou inúmeros ataques perfeitos, como só os Estados Unidos são capazes de fazer.”
Na mesma mensagem, Trump reforçou sua posição contra o extremismo e concluiu com uma saudação natalina. “Sob minha liderança, nosso país não permitirá que o terrorismo islâmico radical prospere. Que Deus abençoe nossas Forças Armadas e um FELIZ NATAL a todos, incluindo os terroristas mortos, que serão muitos mais se o massacre de cristãos continuar”.






