5 dezembro 2025

Festival de Cinema de Trancoso reúne homenagens e estreias de destaque na 8ª edição

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A 8ª edição do Festival de Cinema de Trancoso promete a exibição exibição de filmes de curta e longa-metragem de 18 estados brasileiros e América Latina com Mostra Competitiva. Além dos filmes, a programação do evento conta com oficinas de cinema, palestras, debates, lançamento de livros, apresentações indígenas, circuito gastronômico e personalidades homenageadas.

Entre as personalidades homenageadas, estão o diretor Jayme Monjardim, Mariana Ximenes, Alice Carvalho, Allan Santos, Nelson Freitas, entre outros. Flávia Barbalho, diretora do festival, celebrou o projeto: “É uma honra e um desafio capitanear a formação de público regional e a consolidação de Trancoso como polo cultural, internacional, destacando o destino não apenas por suas belezas naturais, mas também como referência que proporciona um Festival de Cinema de alto nível artístico”.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Mariana Ximenes e Vladimir Brichta em “Um Homem Só”, um dos destaques do festival.Reprodução/”Um Homem Só” Registro da 7ª edição do festival, em 2024.Divulgação/Festival de Cinema de Trancoso

Voltar
Próximo

Leia Também

Cultura
Réveillon do Rio terá 13 palcos e atrações inéditas com grandes nomes da MPB

Cultura
Terror, drama e caos! Confira os lançamentos da semana que dominam as telas

Cultura
Ex-garoto de programa lança livro com relatos reais e vira assunto na web

Nas telonas, os destaques são os documentários “Brasília 65 Anos: do Sonho ao Concreto”, de Walther Neto, em homenagem aos chamados heróis anônimos, entre operários e servidores que construíram a capital nacional. O misto de cenas ficcionais dramatizadas e imagens de arquivo conta ainda com a narração em primeira pessoa do ator Lima Duarte.

“Colegas 2”, escrito e dirigido por Marcelo Galvão, dá continuidade à jornada bem-humorada que cativou o público do filme original de 2012. road movie foi filmado no Rio Grande do Sul e no Uruguai e acompanha um grupo de amigos que se esconde em um avião cargueiro, embarcando em uma viagem repleta de aventuras e perigos rumo Punta del Leste.

O documentário “Fôlego – Até Depois do Fim”, dirigido por Candé Salles, gira em torno da narração da atriz Maria Carol Rebello, que conta sua trágica experiência ao perder o tio, o ator e diretor Jorge Fernando, a avó, Hilda Rebello, ambos falecidos em 2019 e o irmão multiartista

João Rebello assassinado por engano em 2024. A obra conta com depoimentos de Xuxa, Ney Matogrosso, Cláudia Raia, Marcelo D2, Tony Ramos, Guel Arraes, Silvio de Abreu, Patrícia Travassos, Mariana Ximenes e outros.

O “Avental Rosa”, também de Jayme Monjardim, conta a história de Alice (Cyria Coentro), uma pessoa que dedica sua vida ao voluntariado. A mulher abdica de seu próprio tempo em um hospital de luxo, onde ganha trabalha como acompanhante. Em hospitais com poucas condições, trabalha como voluntária.

“Estranhos na Noite”, de Whalter Neto é uma homenagem à cidade de São Paulo. A obra destaca as conexões humanas nas madrugadas da grande metrópole, retratada como pulsante, imprevisível e cheia de histórias que convidam para refletir. O elenco conta Mônica Carvalho, Oscar Magrini, Paulo Vilhena, Ricardo Macchi, Ju Schalch, Oscar Pardini e Jorge Mesquita.

Por fim, “O Homem Só”, dirigido por Cláudia Jouvin, conta a história de Arnaldo (Vladimir Brichta), um homem que está infeliz no casamento e no trabalho. Ele busca solução em uma clínica que promete “copiar as pessoas” para resolver seus problemas. Com um clone ocupando seu lugar ele poderia começar uma vida nova, mas surge a dúvida justo na hora do procedimento. A personagem Josie, interpretada por Mariana Ximenes, também é destaque, e com visual bem diferente do habitual.

O Festival de Cinema de Trancoso ocorre entre os dias 06 e 11 de dezembro em Trancoso, distrito de Porto Seguro, na Bahia. O evento tem classificação livre e entrada franca.

- Publicidade -

Veja Mais