A Polícia Civil do Rio de Janeiro recapturou, na manhã desta quarta-feira (17/12), Renan Januário das Dores (foto em destaque), conhecido como “Girino”, apontado como uma das principais lideranças do tráfico de drogas na Comunidade do Dom Bosco, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A região é dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Segundo as investigações, Renan exercia a função de “frente” do tráfico local, o segundo posto mais alto da hierarquia criminosa da comunidade, abaixo apenas do traficante conhecido como “Rato Velho”, considerado o principal líder da área.
Leia também
-
Polícia desarticula esquema de armas e “delivery” de drogas do CV
-
Núcleo financeiro do CV liderado por Doca e Gardenal é alvo da polícia
-
Veja imagens da chegada de TH Joias a Brasília
-
Veja momento em que a PF leva TH Joias ao aeroporto
“Girino” já estava sob custódia do Estado e havia sido recolhido ao Instituto Penal Benjamin de Moraes Filho, mas conseguiu fugir do sistema prisional em agosto de 2025, passando a figurar como foragido da Justiça. Ele possui antecedentes por tráfico de drogas e crimes relacionados ao Estatuto do Desarmamento.
A recaptura ocorreu no âmbito da Operação Contenção, após trabalho de inteligência indicar que o traficante estava escondido em um imóvel localizado na Rua Roxo, no bairro Dom Bosco. No local, os agentes da 52ª DP (Nova Iguaçu) conseguiram efetuar a prisão sem que houvesse reação.
A ação foi coordenada pela delegada titular da unidade, Kely Goulart. Após a formalização do procedimento, Renan foi reconduzido ao sistema prisional.
A Polícia Civil destacou que a recaptura integra a estratégia permanente de enfrentamento ao crime organizado e de combate à atuação de facções criminosas na Baixada Fluminense.






