20 dezembro 2025

Menina de 9 anos pede cadeira de rodas para a avó em carta ao Papai Noel no Acre: “Ela vai ficar muito feliz”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Entrega foi feita por meio da campanha Papai Noel dos Correios, em Rio Branco — Foto: Walace Gomes/g1 AC

Um gesto de amor e solidariedade emocionou moradores de Rio Branco, no Acre. A pequena Maria Diana Ribeiro da Rocha, de 9 anos, escreveu uma cartinha para a Campanha Papai Noel dos Correios com um pedido especial: uma cadeira de rodas para a avó, que enfrenta dificuldades de locomoção. Em um ato de generosidade, a menina abriu mão do próprio sonho para beneficiar quem cuida dela e dos irmãos.

“Meu sonho era ganhar um patins, mas abro mão do meu presente e peço uma cadeira de rodas para minha avó, pois ela cuida de mim e dos meus dois irmãos”, escreveu a criança na carta enviada ao bom velhinho.

A entrega dos presentes aconteceu na última quarta-feira (12), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. Diana recebeu os tão sonhados patins, enquanto a avó, Carmosa Fernandes de Oliveira, de 52 anos, foi surpreendida com a nova cadeira de rodas.

Diana contou que viu o anúncio da campanha enquanto assistia televisão com a avó. Alfabetizada, decidiu escrever a carta sozinha. A pedido de dona Carmosa, um primo da menina levou a correspondência até a agência dos Correios, sem que a avó soubesse o conteúdo do pedido.

“É de saltar o coração. Estou muito feliz em ver o meu sonho e o da minha avó realizados. Quis fazer essa surpresa porque sabia que ela ia ficar emocionada”, comemorou a criança.

“A cadeira é a minha perna que falta”

Natural de Goiás, Carmosa mora no Acre há 35 anos. Ela trabalhava como empregada doméstica quando, em 2013, precisou amputar a perna direita após desenvolver uma trombose. Desde então, depende de cadeira de rodas para se locomover.

Segundo ela, a cadeira antiga estava danificada e já havia causado quedas — em uma delas, chegou a bater a cabeça na parede. Emocionada, Carmosa disse que não esperava a atitude da neta.

“Só tenho a agradecer a Deus. A cadeira é a minha perna que falta. Com essa nova, vou ser muito mais feliz. É um presente que veio da minha neta e de pessoas maravilhosas”, afirmou.

A avó sobrevive com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e havia adquirido a cadeira anterior em 2020, com ajuda de familiares. Mesmo com limitações, ela relata que mantém a rotina de cuidados com os netos e com a casa.

Sinceridade de Diana chamou a atenção de um grupo de amigos que doaram a cadeira de rodas para a avó, além dos patins à criança — Foto: Walace Gomes/g1 AC
Sinceridade de Diana chamou a atenção de um grupo de amigos que doaram a cadeira de rodas para a avó, além dos patins à criança — Foto: Walace Gomes/g1 AC

“A cadeira é o que me movimenta. Sem ela, eu não faria nada. Essa nova vai me ajudar muito”, disse.

A história sensibilizou a dentista Railda dos Santos Alexandre Oliveira, que se tornou madrinha da cartinha. Ela doou a cadeira de rodas, os patins para Diana e também presentes para os irmãos da menina, mobilizando um grupo de nove amigos para tornar o sonho realidade.

“Quando vi a carta, fiquei sem palavras com a maturidade da Diana. Poder ajudar não tem preço. É transformar lágrimas em sorrisos e impactar vidas”, destacou.

A mãe da criança, Nair Oliveira da Mota, de 30 anos, contou que não imaginava que a cartinha fosse ser escolhida.

“Ela é muito carinhosa. Quando o pessoal dos Correios veio perguntar o número do calçado, ela ficou muito feliz e ansiosa”, relatou.

De acordo com a subcoordenadora da campanha no Acre, Tatiane Castro, mais de 1,3 mil cartinhas já foram adotadas no estado em 2024. As entregas começaram na última segunda-feira (15) e seguem até 22 de dezembro.

Somente neste ano, quando o projeto completa 35 anos, cerca de 2,5 mil cartas foram atendidas no Acre e aproximadamente 350 mil em todo o país.

“Todo ano uma cartinha chama a atenção. Neste ano, foi a da Diana, que abriu mão do próprio sonho para ajudar a avó. Isso tocou todos nós”, afirmou Tatiane.

Íntegra da cartinha

✉️🎅 “Meu sonho era ganhar um patins, mas eu abro mão do meu presente e peço uma cadeira de roda para minha avó, pois ela cuida de mim e dos meus dois irmãos enquanto meu pai e minha mãe trabalham. A cadeira da minha avó está velhinha e ela senta na cama esperando arrumar. Eu tenho muita dó. Eu sei que ela vai ficar muito feliz, pois ela não sabe que estou escrevendo essa carta para ela.”

FONTE :G1

- Publicidade -

Veja Mais