O evento de lançamento do canal SBT News, realizado nesta sexta-feira (12/12), transformou-se em palco para dois dos assuntos mais quentes da política nacional: o fim das sanções americanas contra o Judiciário brasileiro e a crise energética que atinge São Paulo.
De um lado, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, utilizou o microfone para fazer um desabafo aliviado e agradecer publicamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele citou a articulação diplomática que resultou em sua retirada da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, do governo Trump.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Presidente Lula no lançamento do SBT NewsReprodução / YouTube Ministro Alexandre de MoraesReprodução / YouTube Prefeito Ricardo NunesReprodução / YouTube
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
Governo Lula fixa novo salário mínimo em R$ 1.621 para 2026
Política
Capitão Alberto Neto critica decisão de Lula na distribuição do símbolo das deficiências invisíveis: “Veto cruel”
Política
Deputado afirma que Lula recusa combater facções e compara prisão de Bolsonaro à Inquisição
Política
Lula liga para Trump, pede para ampliar itens fora do tarifaço e apoio contra facções
Em seu discurso, Moraes revelou bastidores da crise. Ele contou que, entre julho e agosto, pediu pessoalmente o político que o Governo Brasileiro não tomasse medidas judiciais imediatas contra os Estados Unidos, apostando que os fatos esclareceriam a situação por si sós.
“Eu acreditava, como continuei acreditando… que a verdade prevaleceria”, afirmou o ministro. Ele classificou o desfecho como uma “tripla vitória”: do Judiciário, que não se curvou a ameaças; da soberania nacional, defendida por Lula; e da democracia brasileira. “O Brasil chega hoje dando exemplo de força institucional a todos os países do mundo”, completou.
Enquanto isso, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, trouxe a conversa para a realidade imediata da capital paulista, que sofre com a falta de luz após o vendaval desta semana. Aproveitando a presença do Presidente da República no evento, o político foi direto ao cobrar apoio federal para lidar com a concessionária de energia.
“Você precisa nos ajudar nisso. Não tá fácil”, disparou. Nunes expressou sua esperança de que, até a estreia oficial da grade do SBT News na segunda-feira (15/12), a situação já esteja normalizada.






