9 dezembro 2025

Ônibus circulam sem letreiro e ignoram passageiros após greve em SP

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após greve surpresa nesta terça-feira (9/12), ônibus do sistema de transporte coletivo de São Paulo não abriram as portas para passageiros que aguardavam em pontos e terminais ao redor na cidade. Veículos foram filmados circulando com as luzes apagadas e sem letreiro de identificação das linhas.

A greve aconteceu após falta de acordo sobre o pagamento do 13º salário. O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) tomou a decisão de paralisar as atividades após ter recebido do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) um comunicado sobre a impossibilidade de pagar o benefício na data prevista — 12 de dezembro.

Ônibus circulam sem letreiro e ignoram passageiros após greve em SP - destaque galeria12 imagensÔnibus parados durante greve em SPParalisação começou após empresas afirmarem que não têm condições de pagar 13º salário. Sindicato promete greve até quarta-feira (10/12)Paralisação começou após empresas afirmarem que não têm condições de pagar 13º salário. Sindicato promete greve até quarta-feira (10/12)Greve de ônibus em São PauloGreve de ônibus em São PauloFechar modal.MetrópolesÔnibus parados durante greve em SP1 de 12

Ônibus parados durante greve em SP

Julia Gandra/MetrópolesÔnibus parados durante greve em SP2 de 12

Ônibus parados durante greve em SP

Julia Gandra/MetrópolesParalisação começou após empresas afirmarem que não têm condições de pagar 13º salário. Sindicato promete greve até quarta-feira (10/12)3 de 12

Paralisação começou após empresas afirmarem que não têm condições de pagar 13º salário. Sindicato promete greve até quarta-feira (10/12)

Reprodução / Redes sociasParalisação começou após empresas afirmarem que não têm condições de pagar 13º salário. Sindicato promete greve até quarta-feira (10/12)4 de 12

Paralisação começou após empresas afirmarem que não têm condições de pagar 13º salário. Sindicato promete greve até quarta-feira (10/12)

Reprodução / Redes sociasGreve de ônibus em São Paulo5 de 12

Greve de ônibus em São Paulo

Julia Gandra/MetrópolesGreve de ônibus em São Paulo6 de 12

Greve de ônibus em São Paulo

Julia Gandra/MetrópolesGreve de ônibus em São Paulo7 de 12

Greve de ônibus em São Paulo

Julia Gandra/MetrópolesGreve de ônibus em São Paulo8 de 12

Greve de ônibus em São Paulo

Julia Gandra/MetrópolesGreve de ônibus em São Paulo9 de 12

Greve de ônibus em São Paulo

Julia Gandra/MetrópolesGreve de ônibus em São Paulo10 de 12

Greve de ônibus em São Paulo

Julia Gandra/MetrópolesGreve de ônibus em São Paulo11 de 12

Greve de ônibus em São Paulo

Julia Gandra/MetrópolesGreve de ônibus em São Paulo12 de 12

Greve de ônibus em São Paulo

Julia Gandra/Metrópoles

Segundo o SPUrbanuss, as empresas operadoras não estão medindo esforços para honrar suas obrigações com os funcionários, incluindo o pagamento do 13º salário. A entidade alega que solicitou um prazo maior para pagar o direito, dentro do que prevê a legislação.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que os repasses às empresas de ônibus estão em dia e o pagamento do 13º salário dos trabalhadores é de responsabilidade exclusiva das concessionárias. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) chamou a atitude de “inaceitável” e afirmou que não vai aceitar pressão das empresas. O prefeito ainda ameaçou intervenção e abertura de processo de caducidade caso o pagamento não seja feito pelas concessionárias.

“Eu vou tomar todas as medidas administrativas e judiciais para garantir que você, trabalhador, tenha o seu direito de receber o seu 13º. Todos os pagamentos da Prefeitura de São Paulo às empresas de transporte coletivo estão em dia. Portanto, não existe motivo algum para que eles atrasem o pagamento do salário, em especial do 13º.”

Leia também

Nunes também fez um apelo aos funcionários do Sistema de Transporte Coletivo. “Eu conto com vocês, trabalhadores, motoristas e cobradores, para que a gente atenda a nossa população do transporte coletivo e que vocês possam continuar dando essa grande contribuição para o crescimento de São Paulo”, afirmou.

O SindMotoristas afirmou que a manifestação pode continuar nesta quarta-feira (10/12), caso as viações não garantam o pagamento do 13º salário e do vale-alimentação dos trabalhadores. A entidade reforça que os motoristas só voltarão ao trabalho quando houver um posicionamento claro sobre o cumprimento das obrigações trabalhistas.

- Publicidade -

Veja Mais